segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

XXIII REGATA PREBEN SCHMIDT: evento tradicional do Rio Yacht Club encerrou a agenda de regatas de 2018


Corsair. Foto de Eric Farcette.


Lars Grael leva títulos em disputas em Niterói e no Rio


No mar. Lars (à esquerda) e os tripulantes Samuel Gonçalves e Daniel Winter Foto: Divulgação / Fred Hoffmann


Medalhista supera o irmão Torben na 23ª edição da Preben Schmidt, na categoria Clássicos

NITERÓI — No último fim de semana de Vela de Oceano na temporada, um sol forte e temperatura beirando os 40 graus desafiaram os competidores que entraram na água para as disputas da 23ª edição da Preben Schmidt, no Rio Yacht Club, em São Francisco, e a 24ª edição da Neptunus, no Rio de Janeiro. Lars Grael, com duas medalhas de bronze em Olimpíadas, brilhou e faturou títulos nas duas competições.

Terceiro lugar nos Jogos de Seul, na Coreia do Sul, em 1988; e em Atlanta, nos EUA, em 1996, ele superou, no último sábado, o irmão Torben. Lars usou o barco Marga, de 1933, na disputa da 23ª da Preben Schmidt, na categoria Clássicos. Torben, vencedor no ano anterior e que tem duas medalhas de ouro em Olimpíadas, competiu com o Aileen, barco de 1912 de seu avô, Preben Schmidt, o homenageado da regata. Com o barco, o avô ganhou medalha de prata na Olimpíada de Estocolmo em 1912.

Domingo, na categoria Cruzeiro, Lars voltou à Baía de Guanabara na 24ª edição da Neptunus, levando o troféu na categoria com o barco Tangará II, deixando o Xequemat, de César de Oliveira na segunda colocação, com três minutos de diferença.

— Foi um fim de semana muito feliz. A Preben homenageia a origem de nossa família e do nosso querido clube Rio Yacht Club (Sailing). Foi maravilhoso por ser uma regata de confraternização com medalhistas olímpicos, campeões mundiais e velejadores de várias gerações. Além de poder velejar no Marga e ganhar a regata, e depois a outra com o Tangará II. O Torben compete direto conosco, às vezes um ganha, às vezes é o outro. É natural ter uma certa rivalidade com ele. Ano passado ele ficou em primeiro, e este ano a vitória foi nossa — comemora Lars. 





----------------------------------------------------------------------



DISPUTEI A REGATA PREBEN SCHMIDT A BORDO DO CORSAIR

O Corsair é um centenário barco de época, provavelmente um dos mais antigos barcos em atividade no Brasil. Restaurado por mim e o meu irmão Torben Grael, após longo período de abandono que quase o destruiu, o Corsair voltou ao mar em 2016.

Carinhosamente chamados de "barcos de pau", estas embarcações são verdadeiras relíquias dos mares e se transformaram numa tradição da família Schmidt Grael e do Rio Yacht Club, que conta com uma flotilha destes barcos antigos.

A Regata Preben Schmidt é realizada em homenagem ao dinamarquês Preben Schmidt, avô de Axel, Torben e Lars, ex-comodoro do Rio Yacht Club. A regata é disputada em clima festivo, encerrando o calendário de regatas do ano, e tem como percurso o passeio preferido de Preben nas suas velejadas de fim-de-semana no seu Aileen, barco também centenário e que foi construído em 1912.

Disputei a regata contando com Christa Grael, Eric Farcette e Marina Farcette como tripulantes. Focamos atrás de Lars Grael (a bordo do Marga, barco da décad de 1930) e Torben Grael (a bordo do Aileen, que pertenceu a Preben Schmidt).

Vejas as fotos:



Corsair. Fotos de Fred Hoffmann

Marga de Lars Grael. Foto de Fred Hoffmann


Aileen, de Torben Grael.








Corsair. Fotos são de Eric Farcette



----------------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

REGATA PREBEN SCHMIDT 2014 - Edição Especial comemorativa do ano do centenário do Rio Yacht Club
AILEEN – O BARCO CENTENÁRIO DE TORBEN GRAEL
Lars e Torben conquistam a medalha de bronze no Campeonato Mundial da Classe 6 Metros









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.