domingo, 17 de dezembro de 2017

PARCERIA PROJETO GRAEL - UFF: Barco vira sala de aula itinerante





Carolina Ribeiro

Projeto Grael e UFF lançam projeto inovador para estimular o aprendizado de ciências e a preservação do meio ambiente


Em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Projeto Grael organiza o Barco Escola. De forma itinerante em sala de aula e na embarcação Fuzzarca, a iniciativa tem o objetivo de dar oportunidade para alunos da rede pública terem uma experiência com a Baía de Guanabara e conhecerem a universidade. O passeio piloto já foi realizado e o início das atividades está marcado para março de 2018.

Segundo o coordenador de Meio Ambiente do Projeto Grael, Thiago Marques, o programa tem duas vertentes. Uma é ministrar aulas para adolescentes e jovens em sala e no mar. E a outra é atracar o barco itinerante em pontos estratégicos de Niterói, São Gonçalo e do Rio de Janeiro - ainda será estudado onde é viável realizar a navegação e atracação - e abrir a visitação do mesmo. Para isso, cerca de 20 alunos de Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente da instituição se mobilizam para realizar as aulas.

“Essa ação faz parte de uma das missões do Projeto Grael, que é democratizar, promover e resgatar o acesso e cultura do mar. Também fortalece a cidadania ambiental e a preservação do meio ambiente e inclui os adolescentes e jovens na relação com a Baía, através da itinerância do barco”, adiantou.

Na embarcação, os alunos da rede pública aprendem na prática o que ouviram em sala sobre o meio ambiente, a Baía de Guanabara e sua preservação, aulas náuticas, meteorologia e oceanografia. Os instrumentos, de baixo custo e alguns fabricados por eles e por estudantes da UFF, são de pesquisas e monitoramentos de temperatura e qualidade da água, salinidade, sentido e direção do vento, fenômenos meteorológicos, maré, entre outros. A princípio, o projeto é focado no ensino médio, para adolescentes e jovens, já que também tem o objetivo de despertar o interesse deles para as ciências.

“Queremos popularizar, estimular os alunos a entrar na faculdade, chamar a atenção deles para os problemas de poluição por plástico nos oceanos e na Baía. Esse trabalho vai mostrar a potencialidade da Baía, mas também os problemas, estimulando os jovens a pensarem em propostas para transformar essa realidade”, explica, acrescentando que o barco utilizado na ação foi reformado recentemente pelos alunos da Oficina de Fibra de Vidro do Projeto Grael e estudantes e professores da UFF.

Durante as atividades serão quatro aulas, sendo três na escola: uma sobre instrumentação ambiental, outra sobre energias renováveis e uma terceira sobre conceitos náuticos básicos. Na quarta aula, os alunos das instituições selecionadas sobem ao barco. Para o evento teste já realizado, a escolhida foi a Escola Estadual Dôrval Ferreira da Cunha, de São Gonçalo. As próximas contempladas ainda serão definidas.


Fonte: O Fluminense



-----------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

PARCERIA DO PROJETO GRAEL E UFF RECUPERA BARCO PARA AÇÕES EDUCATIVAS E APOIO À PESQUISA
Membros da equipe do Projeto Grael participam de evento de limpeza das Ilhas Cagarras

Outras postagens

Barco solar do Projeto Grael navega pela primeira vez na Baía de Guanabara
Partilhando a beleza dos Flamboyants na sede do Projeto Grael







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.