quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Municípios do Conleste têm PIB superior a 15 Estados do Brasil





Pedro Conforte

Destacando a importância do Conleste, para o qual elaborou um Plano Estratégico para 20 anos, o presidente da organização, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, disse, nesta quarta-feira (13), na redação de A TRIBUNA que a soma do PIB dos seus 15 municípios que compõem o consórcio é superior à grandeza de 15 Estados brasileiros, entre eles, Acre, Alagoas, Amapá, Maranhão, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Rodrigo Neves considerou importante a reunião que presidirá hoje, em Maricá, com a participação da Firjan e da Petrobras, na qual vai anunciar as metas para o funcionamento das importantes unidades do Comperj, a começar pela refinaria, no próximo ano e, logo após, a unidade de gás. Isto é motivo para se comemorar o início de uma era de geração de renda e de emprego para a região. A estimativa é que seis mil postos de trabalho sejam criados para a área de óleo e gás.

Ele também destacou que as perspectivas de aumento da produção do Pré-Sal são reais e de alto significado, inclusive ampliando a receita de royalties para os municípios.

Diante da nova realidade, Neves está articulando a formação de cursos para a melhoria da gestão dos municípios e do desempenho dos secretários municipais. Integram o Conleste 15 municípios. Pela ordem de recebimento de royalties, são eles: Maricá, Niterói, Saquarema, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Magé, Cachoeiras de Macacu, Silva Jardim, Itaboraí, São Gonçalo, Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Rio Bonito, Tanguá e Iguaba Grande.

A questão da mobilidade urbana, para atender à expansão da região, também está em pauta. No momento está em fase de elaboração de projetos executivos a criação de mais duas pistas de tráfego na BR-101. Além disto está em fase de conclusão a duplicação do trecho da rodovia estadual ligando a entrada de Iguá (trevo de acesso à rodovia Itaboraí-Cachoeiras de Macucu-Nova Friburgo), até o trevo de acesso a Duques, continuidade da BR-101.

Fonte: A Tribuna












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.