sábado, 11 de março de 2017

PROGRAMA ECOMUDANÇA: financiamento de projetos sustentáveis para ONGs



Com o objetivo de fomentar iniciativas que ajudam a reduzir os impactos das mudanças no clima, o Programa Ecomudança apoia projetos inovadores, de impacto positivo e transformador nas seguintes modalidades: Eficiência Hídrica, Eficiência Energética, Manejo de Resíduos, Floresta, Agricultura Sustentável e Mobilidade.

Além disso, a novidade em 2017 é que organizações cujos projetos já foram apoiados em edições passadas, poderão submeter uma proposta de ampliação ou manutenção da iniciativa. O preenchimento se dará através da ficha de inscrição, no final da página.

O Programa faz parte da nossa estratégia de oferecer investimentos que contribuam com as mudanças na sociedade. Através dos Fundos Ecomudança Itaú, que revertem 30% da sua taxa de administração para organizações responsáveis por projetos com foco na redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) ou com foco na redução da pegada hídrica, apoiamos projetos que tenham alto potencial de replicabilidade e que possam gerar renda para se manterem financeiramente a longo prazo.

Conheça o edital 2017.

Desde a sua criação em 2009, o Programa já contribuiu para a redução de aproximadamente 22.000 t/CO2 de Gases do Efeito Estufa (GEE) na atmosfera, e investiu cerca de R$ 5,3 milhões em um total de 46 projetos, em 19 estados do Brasil.





Processo Seletivo

Os projetos inscritos no Programa Ecomudança passam por quatro etapas de avaliação:

1) Triagem das inscrições – verificação do atendimento às exigências do edital.

2) Seleção dos projetos finalistas – as organizações habilitadas enviam informações adicionais (solicitadas e avaliadas pela Comissão de Análise Técnica do Programa Ecomudança em seu devido tempo), que abrangem os seguintes aspectos:

• Potencial de redução de GEE do projeto
• Capacidade de realização do projeto pela organização com sucesso
• Capacidade de replicação do projeto
• Capacidade de o projeto gerar outros impactos socioambientais positivos

3) Visitas técnicas às organizações semifinalistas e escolha dos projetos finalistas – as organizações semifinalistas são visitadas pela Comissão de Análise Técnica para produção de relatório com justificativas que confirmem a indicação dos projetos, bem como com dados adicionais que sirvam como subsídios para a avaliação do Conselho Consultivo do Programa Ecomudança.

4) Seleção final dos projetos – os projetos indicados pelas organizações finalistas são avaliados pelo Conselho Consultivo do Programa Ecomudança, formado por representantes do Itaú, por especialistas em sustentabilidade, por empresas do mercado e por representantes de instituições relacionadas ao tema dos projetos.

Inscrições

Clique aqui para realizar a inscrição até 27/03/2017.
Baixe aqui o rascunho da ficha de inscrição.
Conheça o edital 2017.

Acesse aqui as dúvidas mais frequentes.


Edições Anteriores

Projetos beneficiados em 2016.
Projeto beneficiados em 2015.


Fonte: Banco Itaú 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.