domingo, 29 de maio de 2016

MAC É A PASSARELA DA LOUIS VUITTON: personalidades da moda mundial se reuniram em Niterói


 

 
Modelos apresentam a coleção Cruise 2017 da grife Louis Vuitton, no MAC, em Niterói. Foto Axel Grael
  





Uma bela tarde em que o céu também exibiu arte, com maravilhosas formações de variadas nuvens como as Cirrus e Cirrocumulus, as modelos desfilaram diante da genial obra de Niemeyer e da deslumbrante paisagem da Baía de Guanabara. Fotos Axel Grael  
 
Coleção cruise 2017 da marca francesa misturou moda e arquitetura. Foto: Julio Honaiser


 
COMENTÁRIO AXEL GRAEL:

A cidade de Niterói foi agraciada com uma tarde muito especial neste sábado. A cidade foi escolhida pela maior marca internacional da moda, Louis Vuitton, para fazer o lançamento mundial da Coleção Cruise 2017.

O cenário não poderia ser melhor: o Museu de Arte Contemporânea - MAC, projetado pelo genial arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e posicionado nas margens da Baía de Guanabara, de onde se avista a Ilha da Boa Viagem, e o relevo do Rio de Janeiro, com o Pão de Açúcar e Corcovado, e a paisagem do litoral de Niterói, com as Praias das Flechas, Icaraí e a Enseada de Jurujuba. Como se não bastasse, fomos brindados por um céu maravilhoso, que fez questão de também exibir arte (veja as fotos acima).

No evento, uma constelação de personalidades internacionais e brasileiras do mundo da moda. Estiveram no MAC: Catherine Deneuve, Grace Coddington (diretora criativa da Vogue América), Jaden Smith (ator e filho de Wil Smith), Marina Rui Barbosa, Sophie Charlotte, Sabrina Sato, Alessandra Ambrósio, Isabeli Fontana, Ana Cláudia Michels, Pedro Bial e muitos outros). Jornalistas especializados das principais editorias de moda mundo a fora, além de profissionais e empresários do setor também compareceram. O MAC estava cercado de pessoas de todos os continentes, todas as raças e todos os estilos. E a cada momento, nossos visitantes se deslumbravam com a paisagem e viam-se "selfies" e fotos que certamente foram parar nas redes sociais de todo o mundo.


A maior promoção de destino já realizada para Niterói

Qual a importância disso para Niterói? Com o evento, a cidade estará nas principais publicações e sites especializados e passa a ocupar um espaço neste setor da economia que movimenta muitos recursos e gera muitos empregos. Estou certo que a cidade agora passará a ser procurada por outras marcas para outros eventos. Surge, então, uma oportunidade excepcional para que Niterói fortaleça o seu potencial na área da moda e do design e que se torne um polo ainda mais forte no setor. A Prefeitura já está trabalhando com o Sebrae e outras instituições para desenvolver parcerias para o setor.

Outro ganho fundamental é para o turismo. Segundo o presidente da NELTUR, José Haddad, foi a maior "promoção de destino" já realizada para a cidade de Niterói. A grande exposição internacional de Niterói a tornará mais conhecida e ajudará a dar à cidade uma identidade própria, evitando a dependência e o sombreamento que sempre tivemos com relação ao Rio de Janeiro. É isto que temos procurado nos nossos esforços de fortalecimento da atividade turística de Niterói.


Vem mais por aí

A passagem da Louis Vuitton por Niterói não será apenas um evento efêmero. A empresa comprometeu-se a apoiar o MAC, cobrindo a maior parte dos seus custos por um ano. O presidente da empresa Michael Burke, que estava ontem no MAC, estava muito satisfeito com o resultado do evento e conversou comigo e com o prefeito Rodrigo Neves, que visitou recentemente a sede da empresa e a Fundação Louis Vuitton, na França. Na conversa, surgiu a possibilidade de novas parcerias que serão trabalhadas daqui para a frente entre as equipes da Prefeitura e da empresa.

Parabéns Niterói.

Axel Grael
Vice-prefeito
Niterói



----------------------------------------------------------------


MAC É A PASSARELA DA LOUIS VUITTON

Marca francesa desfila no museu que em breve reinaugura comemorando 20 anos

28/05/2016 - Na tarde deste sábado (28/05), o Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói recebeu um evento de grande renome internacional: o desfile da marca francesa Louis Vuitton.

O prefeito de Niterói prestigiou o evento acompanhado do vice prefeito, Axel Grael, do presidente da Câmara de Vereadores de Niterói, Paulo Bagueira, do deputado federal, Sérgio Zveiter e as respectivas esposas.

"Iniciamos as tratativas com a Louis Vuitton em outubro e de fato esta é uma das enseadas mais bonitas do mundo. Para Niterói é um prazer e um orgulho receber tantos visitantes ilustres. E a Louis Vuitton tem muito a ver com o MAC que é uma obra do maior gênio da arquitetura brasileira, o mais importante da arquitetura mundial, Oscar Niemeyer. Este lugar é único no mundo, pela paisagem natural, pela enseada e também pela obra que é única não apenas no Brasil mas no mundo. Então é uma satisfação pra Niterói receber o lançamento da coleção neste ano", falou o prefeito.

Algumas das celebridades que marcaram presença na disputada primeira fila foram: Catherine Deneuve, Alicia Vikander, Jaden Smith, Sabrina Sato, Sophie Charlotte e Cléo Pires. Além das modelos brasileiras com fama internacional que não estavam desfilando, mas também assistindo, como: Alessandra Ambrósio, Isabeli Fontana, e Fernanda Motta.

A Maison Louis Vuitton tornou-se tropical ao levar a arte de viver francesa ao Brasil, cuja utopia ambiental oferece o cenário ideal. O arquiteto Oscar Niemeyer harmoniza o paradoxo do civilizado versus o natural. Afinal, não é verdade que a palavra utopia reflete o desejo de inovar? Significando fantasia, ela se conecta perfeitamente com a linguagem da moda. O idealismo brasileiro e Niterói, no Estado do Rio de Janeiro são o ponto de partida para o desfile Cruise 2017. A coleção captura a vitalidade, a energia, o multiculturalismo, a liberdade, o urbanismo futurista e o romantismo do país - todos os sentimentos dinâmicos que a cidade inspira.

Vestidos com um espírito moderno ilustram uma nova silhueta aerodinâmica. As pequenas listras nas calças alongam a silhueta.Saias luxuosamente bordadas parecem ter sido rapidamente confeccionadas, à maneira de uma toalha de praia. Thongs modernos e sneakers neoprene falam de uma heroína que está constantemente em movimento. Quando ela passa pelos corredores curvilíneos do museu, toda a atenção se volta para ela. E se move em direção ao seu baú de rádio portátil que traz um tom musical ao savoir-faire da Maison.

A coleção Cruise 2017 também faz uma homenagem a dois grandes artistas brasileiros:

Helio Oiticica foi um dos pioneiros do movimento neoconcretista e um explorador do espaço por meio da pintura. Suas obras tridimensionais mostram uma experimentação corporal com as cores. Em particular, o seu tecido de “roupas de luz”, tendas de lona e paraquedas, transformado em capas e vestidos, torna-se um lugar onde o corpo pode se movimentar livremente.

Nicolas Ghesquière retoma o princípio da leveza: parkas revelam-se como pipas, enquanto vestidos com capa em tafetá parecem antecipar a chegada de novos ventos.

Aldemir Martins, um artista reconhecido por suas pinturas de flora e fauna, representou a vitalidade de sua região de origem, o Nordeste. Apaixonado pela cultura popular brasileira, e particularmente pelo futebol, ele fez uma homenagem ao Pelé em uma de suas mais famosas obras, “A Fera” (1969).

Durante sua visita ao Museu de Arte de São Paulo, Nicolas Ghesquière foi à exibição “Coleção Rhodia”, um acervo com 79 obras encomendadas pela companhia francesa Rhodia nos anos 60 para artistas brasileiros a fim de promover uma narrativa sintética no país. O designer retoma a obra de Martins dessa coleção, reformulando-a de acordo com os clássicos da Maison.

“Eu admiro muito o poder da convicção de Oscar Niemeyer. Sua visão, sua radicalidade, até sua utopia. A possibilidade de apresentar uma coleção de moda em um espaço tão arquitetonicamente poderoso é uma experiência sensorial. No Rio de Janeiro, o que mais vi foram o movimento e a energia explosiva que se situam em algum lugar entre o modernismo e a tropicalidade. Fiquei fascinado com a constante dualidade entre a natureza e o urbanismo e a explosão pictórica que ela cria. Para mim, a questão principal era como incorporar em minha coleção todos esses elementos que são parte da cultura brasileira, sem esquecer que sou apenas um visitante que traz suas próprias referências culturais parisienses e francesas ao momento.” - Nicolas Ghesquière.


Fonte: Prefeitura de Niterói









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.