domingo, 8 de maio de 2016

NITERÓI DE BICICLETA: Prefeitura seguirá ampliando a sua malha cicloviária




Pamella Souza

A Avenida Marquês do Paraná vai ganhar, até o fim deste mês, duas ciclofaixas, uma em cada sentido da via. A nova faixa exclusiva para ciclistas terá o total de 1,2 quilômetro, segundo a Prefeitura de Niterói, e se ligará com as zonas Sul, Norte e Centro, através das estruturas já existentes na Avenida Roberto Silveira, na Rua São Lourenço e na Avenida Ernani do Amaral Peixoto.

Segundo a prefeitura, foram realizados diversos testes e cálculos para a implantação da nova infraestrutura cicloviária, de forma que não impacte o trânsito no local, que é uma das vias mais movimentadas da cidade.

De acordo com os estudos realizados pelo grupo Mobilidade Niterói, formado por ciclistas, em agosto do ano passado foram contabilizados números bastante significativos. A pesquisa revelou que, em média, cerca de 170 bicicletas passam por hora na Marquês do Paraná durante a manhã. Já no período da noite, esse quantitativo médio sobe para quase 180.

Um pedido antigo dos ciclistas que costumam passar diariamente pela avenida, a implantação da ciclofaixa garante a segurança de quem opta usar a bicicleta como meio de transporte. A coordenadora do programa Niterói de Bicicleta, Isabela Ledo, acredita que a nova estrutura ainda irá gerar um aumento na demanda. “Esta nova infraestrutura na Avenida Marquês do Paraná terá impacto significativo na mobilidade por bicicleta em Niterói, finalizando não só a ligação da Zona Sul como também da Zona Norte com o Centro da cidade. Acreditamos que haverá um aumento exponencial de ciclistas utilizando esta nova ciclovia, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes e do espaço urbano de Niterói”, ressaltou a coordenadora.

Segundo a Prefeitura de Niterói, a meta é chegar a 60 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas na cidade. As estruturas são distribuídas entre as diversas regiões da cidade, interligadas entre si, e a pontos de conexão com outros modais de transporte.

Fonte: O Fluminense





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.