quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

ILHA DA BOA VIAGEM REABRE PARA VISITAÇÃO AINDA ESTE MÊS





Texto: Raquel Morais
Foto: Marcello Almo

Na semana passada o vice-prefeito de Niterói realizou mais uma vistoria na Ilha de Boa Viagem e prometeu para mês que vem a abertura do local histórico para visitação. A data prevista é dia 20 de fevereiro. Equipes realizam os últimos detalhes como capina, limpeza, drenagem e pintura. A ponte que levará os visitantes à ilha também passou por reformas e apenas a iluminação do local será o último passo de toda a mudança. O niteroiense comemorou a reabertura.

O espaço que está fechado para reforma pertence parte à Marinha, parte ao 4º Grupo Escoteiro do Mar - Gaviões do Mar. O local passou por uma série de intervenções para voltar ser ponto turístico visitável de Niterói. E as mudanças já agradam os futuros frequentadores. A missa, que era celebrada por um padre convidado, realizada todo quarto domingo de cada mês, agora poderá acontecer mais vezes. Poderá ser instalado um efetivo da Guarda Municipal na ilha, proporcionando mais segurança, e visitantes poderão acessar o local em alguns dias da semana, mediante visita guiada, feita pelos próprios escoteiros.

A obra de revitalização da estrutura da ponte já está finalizada. A partir de amanhã até quinta-feira dia 4, serão feitos testes na iluminação, composta de 40 lâmpadas LED. A ponte foi pintada com tinta que dificulta atos de vandalismo. A Seconser (Secretaria de Conservação e Serviços Públicos) vai cuidar do paisagismo do entorno.

A auxiliar administrativa Manoela Abreu, 30 anos, já esteve na igreja da ilha e sente falta de visitar esse espaço. “Achava a missa linda e o melhor era o visual que era paradisíaco. Quando chegávamos lá em cima todo o esforço valia a pena”, comentou.

Já a parte histórica da ilha, como a igreja, que também passou por intervenções como conserto do telhado, ainda necessita de todo o processo de restauração que será realizado juntamente com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que não se posicionou sobre os projetos a serem executados. “A visita foi muito boa e produtiva para conseguirmos restaurar grande parte desse monumentos histórico que muitos niteroienses não conhecem. A reforma também trará um ótimo ângulo de contemplação para as regastas das Olimpíadas”, comentou o vice-prefeito Axel que afirmou ainda que a área é protegida por vários instrumentos legais, como o programa Niterói Mais Verde , através do decreto 11744/2014, de proteção de vários espaços pela Lei Orgânica do Município.

Fonte: A Tribuna



-----------------------------------------



LEIA TAMBÉM:

BOA VIAGEM: Ilha voltará a receber visitantes a partir do dia 20
ILHA DA BOA VIAGEM: vistoria aos preparativos para a abertura da ilha à visitação
MAC E ILHA DA BOA VIAGEM: Cartões-postais de Niterói de cara nova
VISTORIANDO OBRAS E CONSTRUINDO PARCERIAS PARA O MAC E ILHA DA BOA VIAGEM
ILHA DA BOA VIAGEM: Prefeitura de Niterói anuncia forte aposta na Ilha da Boa Viagem como atração turística
MAC inicia reforma inédita mirando seus 20 anos
TURISMO EM NITERÓI - Pão de Açúcar como vitrine para Niterói
VISITA À ILHA DA BOA VIAGEM: Prefeitura de Niterói planeja restauração e reabertura da Ilha à visitação
ILHA DA BOA VIAGEM - Prefeitura e lideranças escoteiras discutem estratégias para a recuperação da Ilha
Unindo forças para promover melhorias na Ilha da Boa Viagem, Niterói
Reunião visa aproximar Escoteiros do Mar e Prefeitura
Prefeitura inicia obras de revitalização da Ponte da Boa Viagem
Bombeiros debelaram incêndio na Ilha da Boa Viagem
Outras postagens

NITERÓI MAIS VERDE: Prefeitura anuncia estratégia para evitar invasão de áreas verdes e áreas de risco
NITERÓI MAIS VERDE - PARNIT ganhou reconhecimento e destaque em revista especializada dos EUA











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.