quarta-feira, 1 de julho de 2015

Prefeitos do Conleste se reúnem em Niterói


O encontro foi realizado no gabinete do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves
Divulgação Prefeitura de Niterói / Bruno Eduardo Alves


O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira (30), prefeitos dos municípios do Leste Fluminense para conversar sobre a crise econômica e financeira do Estado e do País, que causa reflexos nas cidades. Participaram do encontro o prefeito de Itaboraí e presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), Helil Cardozo; o prefeito de Cachoeiras de Macacu, Waldecy Fraga Machado, o Cica; o prefeito de Magé, Nestor Vidal; o prefeito de Tanguá, Valber de Carvalho; a prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida; e o secretário de Governo de São Gonçalo, Sandro Almeida, representando o prefeito Neilton Mulim.

No final da reunião, os prefeitos acertaram quatro encaminhamentos que serão feitos. O primeiro é pleitear uma audiência com o presidente da Petrobras, para que o plano de investimentos da empresa, anunciado na segunda-feira (29), possa ser acelerado.

“Vamos pedir que esses investimentos ganhem celeridade, sobretudo com relação ao Comperj, para a retomada de suas obras, e também em relação à indústria naval”, explicou Rodrigo Neves.

O segundo ponto de consenso entre os prefeitos é o pedido ao Ministério dos Transportes para a duplicação da BR-493, ligando Magé ao trevo da Niterói-Manilha, para completar o Arco Metropolitano. Neves disse que irá pedir uma audiência ao ministro para solicitar que este projeto seja acelerado.

Em uma terceira frente, os prefeitos acertaram que irão solicitar ao Governo Estadual a retomada das obras nos municípios, que também foram desaceleradas em função da crise, e ainda a construção de uma agenda de desenvolvimento para o segundo semestre.

O encontro também teve como tema a criação da Câmara Metropolitana. Os prefeitos informaram que consideram a iniciativa muito positiva, mas que vão fazer uma série de sugestões ao anteprojeto que foi apresentado pelo governo do Estado.

O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, disse que o município foi o que mais sofreu com a crise da Petrobras.

“Através do diálogo e da união entre os prefeitos é que vamos conseguir as soluções. Especificamente sobre a nossa região e o Comperj, o anúncio da Petrobras foi o que já esperávamos, prorrogando a inauguração do primeiro trem para outubro de 2017 e o segundo, que é o refino, virá depois, pois depende de parceiros e investidores. Esperamos que isso seja cumprido, porque a região como um todo tem sofrido assustadoramente, especialmente Itaboraí, que acolheu mais de 50 mil pessoas que migraram para Itaboraí em virtude de uma promessa não cumprida e, por conta disso, os serviços aumentaram. Mesmo com todas as dificuldades, as conquistas na nossa cidade terão prosseguimento”, afirmou Cardozo.

Já o prefeito de Magé, Nestor Vidal, destacou que todos os municípios se encontram em situação muito difícil, especialmente em função da paralisação das obras do Estado.

“Destaco também a questão da Câmara Metropolitana. Vemos com muita esperança que sejamos contemplados, por exemplo, com o desenvolvimento do saneamento. Mas ressalto que a divisão da participação neste fórum está sendo feita de forma desproporcional, já que o Estado e a cidade do Rio de Janeiro têm muito mais votos, tirando nosso representativo. Queremos decidir as propostas de cada município. Estamos discutindo isso nessa reunião”, afirmou Vidal.

Também estiveram no gabinete do prefeito a secretária executiva Maria Célia Vasconcellos, e o vereador Gallo, líder do governo na Câmara.

Fonte: O Fluminense






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.