sexta-feira, 17 de julho de 2015

MAIS SEGURANÇA EM NITERÓI - Guarda Municipal ganha reforço de mais 75 agentes a partir da próxima terça-feira


Guardas municipais participam de aula de primeiros socorros. - Pedro Teixeira / Agência O Globo


Foco do efetivo será no Fonseca, Icaraí, São Francisco e Região Oceânica

por Leonardo Sodré

NITERÓI - A segunda turma de guardas municipais aprovados no último concurso feito pela prefeitura de Niterói, com 75 agentes, estará nas ruas a partir da próxima terça-feira. O novo efetivo se somará ao contingente de 375 guardas, entre eles os 73 oriundos do mesmo concurso, incorporados em março. De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, o foco do novo contingente serão os bairros de Fonseca, Icaraí, São Francisco e Região Oceânica.

— Com o último concurso, estabelecemos a meta de dobrar o efetivo da Guarda Municipal em Niterói. Esses agentes que serão incorporados na próxima semana vão reforçar as quatro cabines integradas da Guarda Municipal com Polícia Militar já em funcionamento (Icaraí, Centro, São Francisco e Piratininga), além da que iremos inaugurar no próximo dia 20, no Fonseca — disse o prefeito.

Os novos guardas foram convocados em abril e passaram por mais de 500 horas de aulas. Eles tiveram formação em disciplinas como orientação sobre abordagem voltada para saúde pública e comunitária, legislação, primeiros socorros, meio ambiente e uso e aplicação correta de armas não letais. Em parceria com a UFF, também receberam aulas de fundamento de direitos humanos e mediação de conflitos, ministradas pelos professores do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Administração Institucional de Conflitos.

ARMAMENTO SÓ NO ANO QUE VEM

Com esse contingente, 148 guardas municipais do concurso realizado no ano passado — que aprovou 350 agentes — já foram incorporados aos quadro. De acordo com a Secretaria de Ordem Pública (Seop), o crescimento do efetivo acontecerá de forma gradativa. A previsão é que os 202 restantes sejam convocados até o fim do ano que vem.

— O trabalho da Guarda Municipal é bem diferente do de polícia, mas acreditamos que o aumento do efetivo é uma contribuição importante para a segurança. É um trabalho de presença ostensiva que serve para dar ordenamento e inibir crimes, o que contribui muito para o aumento da sensação de segurança da população — avalia o prefeito Rodrigo Neves.

A prefeitura iniciou em junho o processo junto à Polícia Federal (PF) para permitir à Guarda Municipal (GM) operar com armas de fogo. O número de agentes que receberão armamento num primeiro momento ainda não foi definido, mas o secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Jardim, já disse ao GLOBO-Niterói que estima um grupo de 50 a 80 agentes. De acordo com o Rodrigo Neves, as tratativas já começaram.

— Em breve enviaremos um projeto de lei para a Câmara, regulamentando o uso de arma pela Guarda no município, e a previsão é que até o fim de 2016 eles já atuem nas ruas com armamento.

Fonte: O Globo Niterói








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.