sábado, 18 de maio de 2013

Defesa Civil de Niterói capacita mais um grupo de voluntários para atuar em emergências climáticas

Defesa Civil de Niterói implanta Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) no Vital Brasil 


Voluntários foram capacitados pela Defesa Civil de Niterói para a prevenção e minimização de riscos e desastres


A Defesa Civil de Niterói formou, na noite desta sexta-feira (17.5), mais uma turma de voluntários que vão integrar o Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) nas comunidades do bairro do Vital Brazil. Os 17 formandos que receberam o certificado, em solenidade realizada no auditório do Instituto Vital Brail, fizeram um curso que durou cinco dias no qual receberam noções básicas de defesa civil, primeiros socorros, avaliação de risco e prevenção e combate a incêndios e acidentes domésticos.

O Morro do Vital Brazil é a terceira comunidade contemplada com o curso e a implantação do Nudec. O treinamento já foi ministrado para moradores do Morro do Cavalão e da comunidade de São Lourenço. As próximas áreas beneficiadas serão Viçoso Jardim, Ilha da Conceição e Ponta D’Areia.

O objetivo da implantação dos Nudecs nas comunidades de Niterói é, segundo o subsecretário municipal de Defesa Civil, coronel Antônio Maia, a prevenção e a minimização de riscos e desastres nos locais de maior vulnerabilidade da cidade. Os voluntários que passam a integrar o núcleo serão parceiros do órgão na identificação de pontos de risco, no auxílio na administração de abrigos temporários, na guarda e distribuição de alimentos, na identificação de moradores idosos ou com algum tipo de deficiência, entre outras atribuições.




“Este é o terceiro núcleo que implantamos em quatro meses de governo. As comunidades são as principais parceiras no processo de prevenção de desastres. Vocês serão os nossos olhos no lugar onde vivem. Quero destacar o interesse e a participação de todos neste trabalho tão importante”, afirmou coronel o Maia, que entregou o certificado para as alunas Carla Valéria Azevedo de Souza e Márcia Marins.


O treinamento já foi ministrado para moradores do Morro do Cavalão e da comunidade de São Lourenço. As próximas áreas beneficiadas serão Viçoso Jardim, Ilha da Conceição e Ponta D’Areia.


No sábado, dia 25 de maio, os integrantes do Nudec farão uma caminhada na comunidade para um treinamento prático, sob orientação do diretor de Minimização de Desastres da Defesa Civil Municipal e coordenador do curso, major Walace Medeiros.



“Após a instrução prática, os membros do Nudec começarão a atuar na comunidade. O treinamento não termina com o curso. Uma vez por mês teremos reunião com os voluntários para verificar o andamento do trabalho e fazer reciclagem dos ensinamentos”, explica o major.



Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói

----------------------------------------------------------------------------
Saiba mais sobre o trabalho da Defesa Civil em:

Defesa Civil realiza aula prática com voluntários no Morro do Cavalão
Participando de encontro com pastores para a participação das igrejas nos NUDECs
Axel Grael apresenta projetos da Prefeitura a ambientalistas de Niterói
Delegação de Moçambique visita Niterói para conhecer trabalho da Defesa Civil
Prefeito de Niterói apresenta plano de prevenção a desastres naturais


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.