sexta-feira, 24 de maio de 2013

Unindo forças para promover melhorias na Ilha da Boa Viagem, Niterói


Da esquerda para a direita: Luís Sodré, Julio Ricart, Dionê Marinho Castro, Axel Grael e André Torricelli.
Ilha da Boa Viagem.


Hoje, recebi interlocutores para buscar um consenso em torno de um projeto para que a Ilha da Boa Viagem receba melhorias e possa estar aberta de forma regular à visitação pública.

Da reunião participaram:
  • Luís Sodré - irmão da D. Maria Pérola Sodré e membros da família tradicionalmente dedicada à guarda e proteção da Ilha
  • Julio Cesar de Carvalho Ricart - membro do Apostolado de Nossa Senhora da Boa Viagem, Sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói e Coordenador da Pastoral do Turismo da Paróquia de São Domingos de Gusmão
  • Dione Marinho Castro - geógrafa da equipe do EGP-NIT - Escritório de Gestão de Projetos, vinculado à Vice Prefeitura de Niterói
  • Axel Grael, vice-prefeito de Niterói
  • André Torricelli da Rosa, da Coordenação Nacional dos Escoteiros do Mar

A Ilha da Boa Viagem é um patrimônio histórico da cidade de Niterói, tombada pelo IPHAN em 1938. Abriga a Igreja de N. S. da Boa Viagem, cuja construção acredita-se que tenha tido início em 1650. Uma outra edificação, já abrigou a Escola de Aprendizes de Imperiais Marinheiros, para lá transferida em 1862. Na Revolta da Armada (1893), assim como várias partes de Niterói, a Ilha foi bombardeada, sofrendo muitos danos.

Há anos, a Ilha da Boa Viagem passa por um processo de deterioração, com a degradação das edificações, dos acessos e uma aceleração do processo de erosão, facilitado pela frágil geologia da Ilha.

Uma reforma emergencial promovida pelo IPHAN, permitiu que a Igreja pudesse ser enfim reaberta aos fieis, em missas que ocorrem a cada quarto domingo do mês.

Da reunião tiramos as seguintes decisões:

- O vice-prefeito verificará a situação jurídica junto à Procuradoria Geral do Município
- A Prefeitura fará uma avaliação do estado geral das instalações, em particular da Ponte de Acesso à Ilha, atualmente interditada ao uso.
- Será organizada uma reunião com todas as instituições relacionadas à Ilha para a elaboração de um projeto de restauração, proteção e gestão, respeitando o patrimônio histórico, as vulnerabilidades geológicas, fragilidades ambientais e os seus usos tradicionais, planejando a sua utilização futura de forma a respeitar a capacidade de suporte da ilha.
- Será organizado um mutirão de limpeza no dia 16 de junho, preparando a Ilha da Boa Viagem para atividades a serem realizadas durante a Jornada Mundial da Juventude.

Que se unam forças para que a Ilha da Boa Viagem seja enfim protegida e aproveitada de forma responsável e sustentável, em respeito ao passado e o futuro desse patrimônio da cidade.

Axel Grael



------------------------------------


Leia mais sobre a reunião no blog do 4º GE do Mar Gaviões do Mar, em: Reunião visa aproximar Escoteiros do Mar e Prefeitura





Um comentário:

  1. Gostaria de saber quem autoriza o grupo escoteiro a cobrar taxa de 5,00 reais aos visitantes da ilha de Boa Viagem ja que como patrimonio histórico nacional isso deveria ser feito pelo iphan ou pela marinha ???

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.