terça-feira, 21 de maio de 2013

Prefeito Rodrigo Neves acompanha início das obras de contenção no morro do Palácio, no Ingá





O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, acompanhou na manhã desta terça-feira (21/5) o início das obras de contenção de encostas e infraestrutura do morro do Palácio, no bairro do Ingá, na zona sul da cidade. Orçada em R$ 922 mil, a obra, que será custeada pela Prefeitura, tem previsão de ser concluída no mês de novembro.

"Vamos realizar com orgulho esse investimento. Estive aqui em janeiro e anunciei o meu compromisso pessoal e de nosso governo com a comunidade. Meu compromisso é de olhar por toda a cidade mas com uma atenção especial com aqueles que mais precisam. Só foi possível iniciar essa obra por conta do choque de gestão que implementamos na Prefeitura. Não podíamos permitir chegar o verão do ano que vem sem essa obra aqui, com a população angustiada", afirmou.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, serão construídos três muros de contenção, chamados de cortinas atirantadas, de 44 metros, 10,5 m e 7,5 m e com altura entre cinco a seis metros. Além disso, serão feitas intervenções para a revitalização do local, como uma calçada, dois muros de dez metros de duas residências e canaletas de drenagem, que vão canalizar a água da chuva e levá-la para o coletor de drenagem. De acordo com a Secretaria, a concessionária Águas de Niterói vai refazer o sistema de esgotamento sanitário.




Rodrigo Neves afirmou ter conversado com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, que garantiu a liberação de R$ 25 milhões que serão aplicados na primeira de um programa de conteção de encostas e obras de infraestrutura no morro do Bonfim, no Caramujo e outras localidades. O prefeito disse que, nos últimos anos, Niterói perdeu recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) porque não apresentava projetos.

O prefeito destacou ainda que, nos primeiros 15 dias de seu governo, elaborou o Plano de Chuvas de Verão, que fez um diagnóstico sobre os locais de maior risco na cidade, e estabeleceu ações integradas entre vários órgãos municipais, como as secretarias de Assistência Social, Obras, Conservação e Serviços Públicos, além da Defesa Civil, com objetivo de evitar tragédias.

De acordo com Rodrigo Neves, Niterói tem hoje o melhor plano de enfrentamento aos fenômenos climáticos. Segundo ele, a partir deste plano, algumas ações já foram implementadas, como a implantação dos Núcleos de Defesa Civil (Nudecs) nas comunidades e a instalação da primeira estação meteorológica da cidade, no Parque das Águas, no centro.


Fotos: Luciana Carneiro


Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.