quarta-feira, 13 de julho de 2011

PROJETO GRAEL: formatura e matrículas para o próximo semestre



Projeto Grael forma alunos do 1º semestre e abre inscrições para dez cursos gratuitos na área náutica.

Matrículas começam dia 18 de julho para dez oficinas

A formatura dos cerca de 300 alunos do primeiro semestre dos cursos oferecidos pelo Projeto Grael, em Niterói, será tomada por uma festa caipira na próxima sexta-feira (15), às 14h, na sede do Instituto (Rua Carlos Ermelindo Marins 494 – Jurujuba). Antes da entrega dos certificados, os jovens se esbaldarão em brincadeiras como dança das cadeiras, pescaria, casamento na roça, além das variadas comidas típicas das festas do meio de ano.

Somente neste primeiro semestre, cerca de 15 jovens das diferentes oficinas profissionalizantes, entre capotaria e mecânica, por exemplo, foram inseridos no mercado de trabalho.

As inscrições para o segundo semestre de 2011 serão abertas na segunda-feira (18) para os dez cursos gratuitos. As vagas são limitadas. As aulas começarão dia 8 de agosto, juntamente com o calendário escolar.

As sete oficinas profissionalizantes e os cursos de Optimist e Dingue, além da natação de segurança para navegação, são destinados a crianças a partir de nove anos e jovens de até 24 anos que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio em escola pública. Desde que foi implantado, há 13 anos, o Projeto Grael já formou mais de 10 mil jovens da rede pública de ensino.

Para fazer a matrícula são necessários os seguintes documentos: atestado de matrícula ou de conclusão do Ensino Médio em escola pública; cópia da identidade ou da certidão de nascimento (para menores de 18 anos); cópia da carteira de identidade do responsável (para menores de 18 anos); cópia da carteira de identidade e do CPF (para maiores de 18 anos).

As matrículas deverão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do Projeto Grael, na Avenida Carlos Ermelindo Marins, 494 – Jurujuba, Niterói/RJ. Mais informações: (21) 2711-9875 ou secretaria@projetograel.org.br .

Confira os cursos oferecidos pelo Projeto Grael:

Desenvolvimento Esportivo – é aqui que os jovens aprendem a velejar pela primeira vez. Os cursos oferecidos neste programa são: natação para a vela, Optimist Básico I e II, Optimist Avançado I e II; Dingue Básico I e II e Dingue Avançado I e II

Iniciação Profissionalizante: Marcenaria Náutica, Mecânica para motor a diesel, Mecânica para motor de popa, Fibra de vidro, Eletroeletrônica, Refrigeração e Capotaria.

Saiba mais sobre o Projeto Grael

O Projeto Grael foi criado há 13 anos, por uma iniciativa dos irmãos e velejadores Torben, Axel e Lars Grael e Marcelo Ferreira. Atualmente, Axel Grael, ex-presidente da Feema e também velejador, é o presidente do Instituto. Desde a sua fundação, o Projeto Grael, também conhecido como Instituto Rumo Náutico, vem desenvolvendo uma metodologia própria de esporte e educação, que serviu como base para outros programas semelhantes, como o Navega São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo e o Projeto Navegar, iniciativa federal desenvolvida em diversas cidades brasileiras. Além disso, as cidades de Vitória (ES) e Maricá (RJ) já acolheram núcleos do Projeto Grael.

A iniciativa já conquistou reconhecimento internacional com prêmios e chancelas recebidas de instituições, como a Federação Internacional de Vela (Isaf), a Unesco, dentre outras. Mais de 10 mil jovens que passaram pelo Projeto Grael desenvolveram, além da prática da vela e de conhecimento profissionalizante para o mercado náutico, o conceito de cidadania.

Velassessoria - relações com a imprensa
Mariane Thamsten - Jornalista
(21) 8227-6713

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.