Bicicletas a bordo das barcas que fazem a ligação hidroviária entre Niterói (Praça Arariboia) e o Rio de Janeiro (Praça XV). |
A crise da falta de combustível nos últimos dias evidenciou ainda mais o fato de que cada vez mais niteroienses aderem à bicicleta como meio de transporte sustentável. Os números comprovam: uma contagem feita na terça-feira (29), na ciclovia da Avenida Amaral Peixoto, pelo programa Niterói de Bicicleta, da Prefeitura de Niterói, revelou que 453 ciclistas passaram pela via entre 18h e 19h, um aumento de mais de 40% em relação a dezembro de 2017, quando o número registrado foi de 277.
O Bicicletário Arariboia, que até a última sexta-feira tinha 4.890 usuários cadastrados, ganhou novos frequentadores. Da sexta-feira até a terça (29), foram registrados mais 88 novos cadastros de pessoas que deixaram as bicicletas no estacionamento.
O aumento do número de ciclistas nas ruas de Niterói também pode ser verificado pela quantidade de bicicletas que atravessam a Baía de Guanabara de barcas. A concessionária que administra o serviço de transporte hidroviário entre a Praça Arariboia e a Praça 15 registra, atualmente, uma média de 1,5 mil ciclistas nas embarcações, diariamente.
O secretário Executivo da Prefeitura de Niterói, Axel Grael, destaca que a contagem do uso da bicicleta nesta semana atípica, de paralisação do trânsito nas cidades em função da greve dos caminhoneiros, foi importante em Niterói.
"Confirmamos, mais uma vez, o potencial que a cidade tem para o uso da bicicleta. Em função da dificuldade de deslocamento, muita gente que ainda não usa a bike como um meio cotidiano de mobilidade tirou a bicicleta de casa e utilizou como meio de transporte. Esse é um fato importante porque muita gente deve ter percebido que a bicicleta é uma opção viável, agradável e que encurta distâncias, porque muitas vezes a pessoa não tem a noção de como pode ser rápido se deslocar de casa para o centro de Niterói, por exemplo. Achamos que um saldo positivo dessa crise que foi tão dura para todo o País é que os niteroienses puderam perceber a bicicleta como alternativa de transporte. Esperamos que um número maior cada vez maior de pessoas use a bicicleta para se deslocar pelas ruas do município", disse Grael.
Criado em 2013, o Programa Niterói de Bicicleta é um dos 32 projetos estruturadores definidos no plano estratégico municipal Niterói Que Queremos. Pensado como uma resposta aos desafios relacionados à mobilidade, ao meio ambiente e, de uma maneira mais ampla à qualidade do espaço urbano de Niterói, o programa tem como principal objetivo estimular a cultura cicloviária na cidade.
Niterói conta com aproximadamente 30 quilômetros de malha cicloviária, dos quais 15 quilômetros foram construídos na atual gestão municipal. Esse aumento da malha cicloviária fez muita gente tomar coragem e adotar a bicicleta como meio de transporte. Antes mais vistas no calçadão e nas áreas de lazer, as bicicletas se proliferaram pelas ruas e passaram a ser usadas pelos ciclistas para ir ao trabalho e levar as crianças para a escola.
Essa mudança de hábito parece definitiva e deve chegar a outros locais da cidade: a prefeitura planeja implantar cem quilômetros de malha cicloviária nos próximos três anos, sendo 60 quilômetros na Região Oceânica.
Fonte: Prefeitura de Niterói
-----------------------------------------------------------------------
LEIA TAMBÉM:
A crise de abastecimento e o aumento do uso da bicicleta em Niterói
10 lições de sustentabilidade com a greve dos caminhoneiros
Dependência total dos fósseis paralisa o Brasil
Sem ônibus e combustível, cariocas usaram bicicleta para ir ao trabalho
Poluição em São Paulo diminuiu pela metade com greve dos caminhoneiros
Apagão dos combustíveis reforça a necessidade de descarbonizar o transporte
Estudo detecta cinco inovações para os carros. Mas e a fonte de energia?
UTOPIA OU DISTOPIA? Novas tecnologias dos automóveis e o impacto sobre as cidades e sobre a vida das pessoas
Niterói: ciclistas ocupam cada vez mais seu espaço nas ruas
PRO-Sustentável
PRO-SUSTENTÁVEL: Ciclovia ligará Itacoatiara a Charitas, via lagoas oceânicas
PRO-SUSTENTÁVEL: Região Oceânica terá investimentos em infraestrutura e sustentabilidade
PRO-SUSTENTÁVEL: Parque Orla de Piratininga mais perto de sair do papel
PRO-SUSTENTÁVEL: Prefeitura reúne lideranças comunitárias para debater Parque Orla de Piratininga
PARQUES EM MARYLAND: Infraestrutura para áreas brejosas e instrumentos de conservação
Visitando projetos de restauração de rios em Maryland, EUA
Outras postagens
Justiça autoriza alargamento e reurbanização da Marquês de Paraná
NITERÓI DE BICICLETA: participei de encontro técnico com a Prefeitura do Rio
ROTA CHARLES DARWIN: Trilha ecológica vai unir Niterói e Maricá
Túnel Charitas-Cafubá faz aniversário (Conta com ciclovias em suas galerias)
Produção de bicicletas no Brasil cresce quase 50% em 2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.