quarta-feira, 20 de junho de 2018

Prefeitura de Niterói ajuda violoncelista da Grota a estudar música nos EUA






18/06/2018 – A Prefeitura de Niterói vai custear as passagens e a alimentação da violoncelista Kely Pinheiro, 20 anos, moradora da Grota do Surucucu, que conseguiu uma bolsa integral para estudar em uma das melhores faculdades de música do mundo, a Berklee College of Music, em Boston, nos Estados Unidos. O anuncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves na tarde desta segunda-feira (18/06), ao receber Kely em seu gabinete.

“É um orgulho para nós podermos dar esse apoio à Kely. Niterói tem um dos melhores programas de inicialização musical do país, o projeto Aprendiz Música na Escola. Espero que os jovens de todas as comunidades de Niterói sigam o exemplo da Kely, que venceu as adversidades, venceu os desafios e agora vai fazer seu bacharelado em música numa universidade conceituada mundialmente”, disse o prefeito.

O curso tem duração de 3 anos, mas para aceitar a bolsa, Kely precisa comprovar que possui recursos para financiar, pelo menos, seu primeiro ano vivendo em Boston.

“Essa ajuda que a prefeitura está me dando é muito importante. Mas eu preciso de mais dinheiro para custear a minha moradia em Boston e para pagar várias taxas que a universidade exige. Tenho esperança de que vou conseguir realizar esse meu sonho”, disse Kely.

Kely Pinheiro iniciou sua vida musical aos 5 anos na Orquestra de Cordas da Grota, projeto realizado no Espaço Cultural da Grota, com sede dentro da comunidade em Niterói. Sempre se destacou por sua facilidade de aprender vários instrumentos, mas aos 12 anos, descobriu o violoncelo e passou a se dedicar exclusivamente a ele.

Hoje, Kely é estudante de Licenciatura em Música na UNIRIO. Em sua trajetória musical, passou pelo Conservatório do Estado do Rio de Janeiro, pela Academia Juvenil da Orquestra Petrobrás Sinfônica, Orquestra de Câmara da FAETEC e Orquestra Sinfônica Cesgranrio.

Desde 2013, é membro da Camerata Laranjeiras, uma orquestra de cordas independente, que procura desenvolver habilidades musicais e interpessoais entre jovens músicos de diversas classes sociais e lugares.

A violoncelista já fez algumas viagens internacionais para se apresentar e participou de grandes festivais de música pelo Brasil.

Saiba como ajudar Kely a ir para Boston

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Cultura, também vai abrir o Teatro Municipal de Niterói para um show da musicista com a bilheteria toda convertida para a causa. O concerto será no dia 25 de julho, às 19h.

Além disso, foi criado um financiamento coletivo para facilitar a arrecadação, disponível para qualquer pessoa que queira ajudá-la a realizar esse sonho. Â Para contribuir, basta entrar na página “Kely vai pra Berklee!” (https://www.catarse.me/kely_vai_pra_berklee_9104) e escolher a quantia que quiser doar.

As aulas começam em setembro desse ano, mas ela só tem até final de julho para conseguir o dinheiro e tirar o visto para os Estados Unidos.


Fonte: Prefeitura de Niterói














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.