Praia do Peró, em Cabo Frio, tem 7,2 quilômetros de extensão - Rodrigo Bittencourt / Divulgação |
Certificação internacional tem como objetivo destacar boas práticas na causa ambiental
RIO — Candidata a receber a Bandeira Azul, a Praia do Peró, em Cabo Frio, ganhou mais um apoiador: o velejador e medalhista olímpico Lars Grael. A certificação internacional é uma iniciativa da Fundação para Educação Ambiental e tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro. Uma das praias mais famosas da Região dos Lagos, o Peró tem 7,5 quilômetros de extensão.
Lars estará em Cabo Frio neste sábado, das 9h ao meio-dia, para participar da campanha Mares Limpos, idealizada pela ONU Meio Ambiente. Estudantes, esportistas, moradores, turistas e ambientalistas farão a limpeza de uma faixa de três quilômetros da praia. A ação será feita na areia (microlixo), na restinga e até no mar, onde o lixo será coletado por remadores de canoas havaianas e mergulhadores.
— Estamos aqui para apoiar a campanha Mares Limpos e a candidatura da Praia do Peró à Bandeira Azul. Em breve, o Peró será transformado numa referência de meio ambiente. Não existe oceano maior que a determinação humana — disse o velejador, que é de uma família de ambientalistas e velejadores, entre os quais Axel Grael, secretário-executivo da Prefeitura de Niterói.
Às 9h, chegam as canoas havaianas junto ao Morro do Vigia, onde os mergulhadores também começam a coletar o lixo subaquático. Mais de 200 pessoas vão participar da limpeza das trilhas das pitangueiras, na restinga que liga a zona urbana do Peró à Praia das Conchas. Paralelamente vão acontecer oficinas de educação ambiental e outras atividades voltadas para adultos e crianças.
Os Amigos do Peró (movimento que defende a preservação da praia) vão se concentrar na tenda do quiosque Delícias do Mar. Eles vão reiterar o pedido ao futuro prefeito de Cabo Frio, Adriano Moreno, para continuidade do projeto Bandeira Azul, melhorias e sinalização dos acessos à região, volta do programa “Atletas do Peró” (destinado aos idosos), ordenamento e revitalização da Praça do Moinho e abertura de um canal de comunicação entre os defensores da praia e o prefeito.
— Para Cabo Frio, município que vive do turismo, a Bandeira Azul é o programa mais importante. Se você tem Bandeira Azul, tem uma praia de qualidade, não somente de água limpa, mas de areia limpa, serviços, ordem pública e acessibilidade — explicou o biólogo Mário Flávio Moreira, ex-secretário-executivo do Consórcio Ambiental Lagos-São João.
Dezenas de ciclistas também vão participar do Dia dos Mares. Eles farão um passeio pelas ruas do Peró convidando a população para as atividades na Praia, que vão contar com o apoio do Convention Bureau de Cabo Frio, que ofereceu a estrutura para a realização do evento.
— É uma honra apoiar as causas nobres, como a limpeza dos Mares e a Bandeira Azul, que será a realização de um grande sonho — disse a presidente do Convention, Maria Inês Oliveiros.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.