COMENTÁRIO DE AXEL GRAEL:
Nesta terça-feira, 19, o prefeito Rodrigo Neves assinou a Ordem de Início para as obras de drenagem e pavimentação da Estrada Frei Orlando, principal via de acesso ao bairro do Jacaré, na Região Oceânica de Niterói.
A iniciativa é uma das intervenções para a melhoria da infraestrutura do bairro. Além de já ter investido nas unidades escolares, a Prefeitura desenvolve o Projeto de Renaturalização do Rio Jacaré, implantará a unidade do programa Médico de Família e instalará no vale do Jacaré o Centro de Referência de Sustentabilidade Urbana (CERSU).
Vocação para a sustentabilidade
O bairro tem uma evidente vocação para a sustentabilidade, uma vez que ainda apresenta características urbanas favoráveis e insere-se dentro da Reserva Darci Ribeiro, que integra o Parque Estadual da Serra da Tiririca.
O Rio Jacaré adequa-se para a experiência pioneira no país de renaturalização de um rio urbano. A iniciativa é fundamental também para os esforços de recuperação da Lagoa de Piratininga, uma vez que é o principal afluente da lagoa.
A estrada e o Rio
O evento de assinatura da Ordem de Início das obras de drenagem e pavimentação da Estrada Frei Orlando, que percorre uma boa parte do vale do Rio Jacaré, é um passo importante para prover o bairro de uma melhor infraestrutura urbana, mas também, é um passo importante para a recuperação do Rio Jacaré.
Um dos principais problemas que assolam o Rio Jacaré é o assoreamento e uma das principais fontes de sedimentos que chega ao rio é a própria erosão da Estrada Frei Orlando, hoje sem pavimentação na maior parte da sua extensão e sem drenagem adequada.
O projeto desenvolvido pela Prefeitura de Niterói para a urbanização da estrada privilegia soluções sustentáveis para a drenagem, prevendo a prevenção do carreamento de sedimentos e poluentes para o rio.
É importante considerar que um dos grandes esforços da equipe da Prefeitura de Niterói e da UFF, é entender a redução do volume de água e os principais estressores ambientais do Rio Jacaré. As conclusões dos estudos mostram que a Estrada Frei Orlando é, nas condições ambientais atuais da Bacia Hidrográficas, uma das principais fontes de água para garantir a vazão do Rio Jacaré.
Portanto, a drenagem da estrada ganha tanta importância no processo de renaturalização do Rio Jacaré, atualmente em desenvolvimento pela Prefeitura de Niterói, através do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO-Sustentável).
Axel Grael
Secretário Executivo
Prefeitura de Niterói
--------------------------------------------------------------
As intervenções na Estrada Frei Orlando, que corta o bairro do Jacaré, na Região Oceânica, deverão terminar em 6 meses. Foto: Leonardo Simplício/Prefeitura de Niterói |
Ordem de início para as obras num trecho de 2 km foi assinada ontem. No Cafubá, duas ruas também serão beneficiadas
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinou ontem a ordem de início para as obras de drenagem e pavimentação da Estrada Frei Orlando, no Jacaré. Principal via de acesso à localidade, as intervenções serão realizadas em um trecho de aproximadamente dois quilômetros que ainda não conta com asfalto. Com investimento de R$ 4,5 milhões, a previsão é de o trabalho seja concluído em seis meses.
“Nesses últimos cinco anos, estamos superando muitos desafios. Conseguimos reabrir o Getulinho, ampliamos o Mário Monteiro, realizamos diversas obras de contenção de encostas em vários pontos da cidade e tiramos do papel uma obra que era esperada pelos niteroienses há mais de 40 anos, que foi o túnel Charitas-Cafubá. Drenamos e pavimentamos o Bairro Peixoto, a Fazendinha e, agora, o Jacaré, que também vai ganhar uma praça. Nosso próximo desafio será a unidade do Médico de Família para o Jacaré”, disse Neves.
Rio - O secretário executivo Axel Grael ressaltou que esta intervenção terá importante papel no processo de renaturalização do rio Jacaré, que fica na localidade.
“Esta obra permitirá que a água chegue ao rio Jacaré sem sedimentos. Além disso, é fundamental que a população colabore não despejando lixo no rio”, frisou.
Para o presidente da Câmara de Vereadores de Niterói, Paulo Bagueira, que acompanhou a assinatura da ordem de início da obra, esta é mais uma conquista da comunidade do Jacaré.
“A Região Oceânica ficou durante muito tempo sem receber investimentos e hoje estamos vendo a sua transformação. O túnel Charitas-Cafubá contribui para a sua ligação com as outras áreas da cidade e percebemos o avanço nas obras de drenagem e pavimentação”, afirmou.
Morador do Jacaré há 23 anos, Jocimar Marques de Souza, presidente da Associação de Moradores da Frei Orlando, lembrou que esta era uma antiga reivindicação, assim como a praça.
“Há muitos anos esperamos por esta obra. Hoje, o Jacaré vive um momento histórico. Já foram realizadas importantes melhorias aqui e tenho certeza que virão muitas outras”, disse.
Cafubá – Também ontem foi assinada a ordem de início para a obra de drenagem e pavimentação das ruas 54 e 55, no Cafubá. Estas são as únicas vias que ainda não tinham recebido asfalto no bairro. A previsão é de que o trabalho seja concluído em três meses.
“Diversas obras estão sendo feitas na Região Oceânica e, a cada uma delas, estamos ouvindo a população, conversando com as associações de moradores. Esta integração entre a sociedade e o governo é muito importante para tornar a cidade cada vez melhor”, finalizou o secretário de governo Vitor Junior.
Fonte: O Fluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.