segunda-feira, 11 de junho de 2018

Morre Axel Schmidt, pioneiro da vela, tricampeão mundial e atleta olímpico



ADEUS A UM CAMPEÃO DA VELA

Familiares, amigos e admiradores do ex-velejador acompanharam o sepultamento no Cemitério Parque da Colina
Foto: Marcelo Feitosa


Dayane Alves em 10/06/2018 20:00

Entre os grandes nomes da vela brasileira, tio de Torben e Lars Schmidt Grael foi responsável por inspirar gerações

O primeiro campeão brasileiro de vela, Axel Schmidt foi sepultado no início da tarde desta segunda-feira (11), no Cemitério Parque da Colina, em Pendotiba. O ex-velejador faleceu no último domingo aos 79 anos, vítima de complicações respiratórias, após 10 dias internado com pneumonia no Hospital Adventista Silvestre, no Cosme Velho, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ao lado do irmão gêmeo, Erik Schmidt, Axel foi pioneiro na modalidade da vela no país e conquistou sua primeira medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Chicago, em 1959.

Morador da cidade de Niterói, Axel passou a vida no bairro de São Francisco, onde criou os dois filhos Ingrid e Anders Schmidt, ao lado da esposa Moema. Através da sua trajetória na vela , o ex-velejador foi responsável por construir uma família vitoriosa na modalidade.

Após sua aposentadoria no esporte, Axel se dedicou a treinar os sobrinhos Torben e Lars Grael, que são campeões brasileiros e somam sete medalhas olímpicas. Nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, Martine Grael, que também leva o nome da família e é filha de Torben, conquistou ouro na regata de vela.

Capa do jornal O Fluminense, 12/06/2018.


Para a família, Axel Schmidt deixa um legado de força e determinação, que são frutos de uma vida dedicada ao esporte. Segundo o secretário Executivo de Niterói, Axel Grael, que é sobrinho do ex-atleta, o tio era um exemplo de ética e sabedoria. Ao longo da infância, ele lembra observar com orgulho as medalhas expostas na casa do tio, que fez o nome da família Schmidt Grael ser reconhecido em todo o mundo.

“Os irmãos Axel e Erik eram exemplos de homens para nossa família. Nós crescemos tendo eles como ídolos, porque a cada medalha conquistada era mais um motivo para enxergamos nossos tios como verdadeiros heróis do mar. Eles nos inspiram e são referência no esporte até hoje, porque não mediram esforços para representar o Brasil, em uma época em que não havia investimentos para as modalidades olímpicas. Agora, toda coleção de troféus conquistada pela dupla são o maior legado da nossa família,” afirmou.

Em 2016, Axel Schmidt conduziu a tocha olímpica pelas ruas de Niterói e se emocionou ao viver o momento histórico ao lado da família. Mesmo aos 79 anos, o ex-atleta ainda velejava na Baía de Guanabara e costumava aconselhar as novas gerações de atletas do Rio Yacht Club, em São Francisco. No ano passado, ele reuniu toda família em um veleiro e navegou pelos mares do estado.


Importante lembrar que Axel e Erik foram precursores na conquista de títulos e ajudaram a formar gerações de velejadores do Rio Yacht Club (Sailing). Não só a família Grael, com os atletas olímpicos Torben, Lars, Martine e Marco Grael, se beneficiou. O Sailing também gerou outros medalhistas olímpicos como Marcelo Ferreira, Isabel Swan, Clínio de Freitas e outros velejadores de destaque como Cláudio Swan, Hélio Hasselmann, Rolf Schmidt, Anders Schmidt (filho de Axel Schmidt), Patrick Mascarenhas, Norman MacPherson, Luiz e Ricardo Clarkson Lebreiro, Bill e Edgar Hasselmann, Antônio Luis Barbosa e tantos outros. Axel Grael


“Ele gostava de orientar os mais jovens com suas experiências e costumava dizer que os fortes não desistem dos seus objetivos. Como pai, ele era companheiro e sempre apoiava nossos planos, mesmo quando soube que não seguiríamos o caminho do esporte. Apesar da sua seriedade, em casa ele era a pessoa que mais arrancava gargalhadas dos netos. Seu coração era enorme e tudo o que deixa é um exemplo de amor e altruísmo para as próximas gerações,” disse a filha mais velha do velejador, Ingrid Schmidt, 48 anos.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, também prestou sua última homenagem ao ex-velejador e ressaltou que Axel Schmidt contribuiu diretamente para o desenvolvimento da cultura do esporte marítimo na cidade de Niterói.

“Ao lado do irmão, Axel foi um dos maiores desbravadores da vela e incentivou toda geração de sua família a mergulhar no esporte. Ele é uma referência no município, porque investiu na modalidade e criou campeões com sua história de vida e determinação. Portanto, Axel Schmidt é um nome que sempre será lembrado,” reforçou.

No último domingo, a Confederação Brasileira de Vela divulgou uma nota de pesar pelo falecimento do ex-atleta niteroiense, ressaltando que o esporte brasileiro será eternamente grato a Axel Schmidt.

Trajetória – Nascido em 1939, Axel Schmidt foi o primeiro velejador brasileiro a conquistar o título de campeão mundial de vela. Pioneiro na modalidade no Brasil, ele ganhou sua primeira medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Chicago, em 1959, ao lado do irmão gêmeo Erik .

Quatro anos depois, os irmãos velejadores levaram a medalha de prata no Pan de São Paulo, em 1963.

Na categoria Snipe, junto ao irmão Erik, o velejador conquistou o tricampeonato consecutivo, nos anos de 1961, 1963 e 1965. Um marco único na história do esporte mundial. 

A dupla também disputou os Jogos Olímpicos da Cidade do México em 1968 e em Munique, na Alemanha, em 1972.

Fonte: O Fluminense



---------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

AXEL SCHMIDT: morre um dos pioneiros da vela no Brasil, inspiração da família Grael
50 anos do primeiro campeonato mundial de vela no Brasil
Velejador Axel Schmidt é homenageado com o Prêmio Prata da Casa, da UFF
Axel e Erik Schmidt, os Gêmeos do Mar. Texto de Lars Grael
Mundial de Snipe: o domínio brasileiro no evento mais importante do ano na raia olímpica da Baía de Guanabara
Tradição da família Schmidt Grael na Classe Snipe
GRES Bem Amado, da comunidade da Grota, homenageou a família Schmidt Grael no Carnaval 2018

Um pouco sobre a família Schmidt Grael:

Preben Schmidt: a inspiração de gerações de velejadores da família Schmidt Grael
Helene Schmidt e os Imigrantes na Ilha das Flores, na Baía de Guanabara
Centenário do AILEEN (1912-2012): um barco de várias gerações

Um pouco sobre o Rio Yacht Club (Sailing)

Sailing - Forte como a aldeia gaulesa de Asterix
Rio Yacht Club: um pequeno centro de excelência da vela brasileira está próximo a completar 100 anos










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.