quarta-feira, 6 de junho de 2018

Concha Acústica está mais perto de receber revitalização



Desde 2015, a Concha Acústica, em São Domingos, na Zona Sul, vem ganhando destaque com obras de melhorias para atrair cada vez mais frequentadores. Foto: Arquivo / André Redlich


Pamella Souza

Licitação para a elaboração do projeto base saiu nesta terça. Previsão de conclusão é de três meses

A revitalização da Concha Acústica, em São Domingos, pode finalmente sair do papel. A licitação para a elaboração do projeto básico para a implantação do parque olímpico foi homologada e publicada nesta terça-feira (5). A previsão, segundo a Prefeitura de Niterói, é que o projeto seja concluído em três meses.

Entre as melhorias previstas para incentivar a prática de esportes estão duas quadras de tênis, uma de basquete, ginásio poliesportivo, revitalização do campo, arquibancadas e alambrados, pista de caminhada, nova iluminação e piscina coberta.

A revitalização da Concha Acústica tem o objetivo de transformar o local em um complexo esportivo. Atualmente, o espaço é muito utilizado para a prática de modalidades como futebol, basquete e gateball (esporte coletivo de taco, de origem japonesa), não só por moradores de Niterói, mas de cidades vizinhas, como São Gonçalo, Maricá e Itaboraí.

Além disso, shows, festivais e outros eventos são frequentemente realizados no local. No entanto, a Concha segue sem manutenção, com gramado precário, e já serviu até mesmo como estacionamento.

O projeto, orçado em R$ 214.413,91, será totalmente financiado com aporte da Prefeitura de Niterói.

Sonho antigo - A expectativa por uma nova Concha Acústica vem desde 2015, quando foi anunciado o início da obra em outubro, com investimento de R$ 600 mil.

O então secretário municipal de Esporte e Lazer da época, Bruno Souza, disse que o projeto seria feito com recursos da União. Além de todas as intervenções desse novo projeto, o secretário também citou a criação de um espaço kids, com equipamentos de recreação infantil, criando um espaço democrático, integrando pessoas de todas as idades.

A secretaria também citou que foi feita uma pesquisa com a população para saber quais esportes eram mais praticados no local, o que ajudou na definição dos investimentos.

O projeto também previa um caminho demarcado de um portão para o outro, permitindo a circulação de pessoas pelo ambiente, principalmente de alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF), que utilizam o espaço para encurtar o trajeto até os campi.

Já em janeiro de 2016, a Prefeitura de Niterói anunciou a finalização do projeto executivo, com a previsão de entrega do novo espaço para antes das Olimpíadas, em julho daquele ano.

Havia sido anunciado que parte da obra seria custeada por uma emenda parlamentar do deputado federal Arolde de Oliveira (PSB), através de sistema de convênio nacional, que estava em análise na Caixa Econômica.


Fonte: O Fluminense








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.