segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Operação Icaraí: Prefeitura de Niterói volta a ouvir moradores nesta quinta-feira (23)




CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL DA MOBILIDADE DE NITERÓI - CCO MOBILIDADE: Nova tecnologia para a sinalização semafórica e informação aos motoristas está sendo implantado pela Prefeitura de Niterói.


20/02/2017 - A Prefeitura de Niterói promoverá, nesta quinta-feira (23), mais uma reunião com moradores de Icaraí para discutir melhorias para o trânsito do bairro. Seguindo as sugestões apresentadas no primeiro encontro, em janeiro, a Secretaria Municipal de Urbanismo decidiu que não haverá mudança no itinerário dos ônibus. A Rua Lopes Trovão não receberá fluxo de coletivos, mas ganhará uma faixa exclusiva para os ciclistas. A próxima reunião será na Escola Municipal Júlia Cortines, que fica no Campo de São Bento, às 19h.
 
Além de mudanças viárias, a operação inclui a recuperação de vias no bairro. Atualmente a Rua Lopes Trovão passa por obras de recapeamento, que são realizadas durante a noite para minimizar o impacto no tráfego. As ruas Geraldo Martins e Tenente Mesquita são as próximas a serem beneficiadas. Os trabalhos já foram concluídos na Mem de Sá, Álvares de Azevedo, Presidente Backer, Castilho França, General Pereira da Silva, Santos Dumont, Mario Alves, Dom Bosco e Mariz e Barros.

O bairro também terá, até o fim do mês, um Centro de Tráfego de Área (CTA) com 42 sinais de trânsito modernizados, sendo 13 inteligentes. Os novos semáforos serão equipados com no-breaks e poderão funcionar por até oito horas mesmo com corte no fornecimento de energia. Quatro destes equipamentos inteligentes já foram instalados em vias estratégicas para o bairro e possuem câmeras que fazem a contagem dos veículos que passam pelas vias. Operadores poderão prolongar o tempo de sinal aberto, dando mais agilidade ao tráfego de acordo com a necessidade.

Para dar ainda mais fluidez ao trânsito, vagas de estacionamento darão lugar a recuos para ônibus, para que ao embarcar e desembarcar passageiros, o coletivo não interrompa o tráfego. O bairro terá 32 agentes de trânsito se deslocando a pé, em uma moto patrulha e em um carro. A Secretaria de Urbanismo e Mobilidade Urbana está elaborando um projeto para a escavação de um túnel de 150 metros ligando as ruas Cinco de Julho (a partir da esquina com a Gavião Peixoto) e Oswaldo Cruz.

Ciclistas – Os ciclistas terão uma faixa exclusiva na Lopes Trovão, ligando a Praia de Icaraí à Avenida Roberto Silveira. Serão instalados 150 pontos para estacionamento de bicicletas até o final de março. O Programa Niterói de Bicicleta está realizando uma enquete para coletar sugestões de localização para os equipamentos.

Fonte: Prefeitura de Niterói








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.