Logo da Regata 80 Anos do Cristo Redentor, com arte de Hans Donner. |
Regata até a Ilha de Paquetá marca os 80 anos do Cristo Redentor
Evento festivo do dia 13 está aberto a todos os tipos de embarcação
Mariane Thamsten
Da Velassessoria
A Arquidiocese do Rio de Janeiro e a GLP Marketing realizarão a Regata Cristo Redentor 80 Anos, mais um evento em comemoração aos 80 anos do monumento, dia 13 de agosto (sábado), aberto à participação de barcos de todos os tipos e tamanhos, saindo de Niterói em direção à Ilha de Paquetá. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até duas horas de antecedência à largada. A Regata Cristo Redentor 80 Anos está aliada à iniciativa Paquetá Sustentável, que pretende transformar a ilha/bairro em modelo de gestão para todo o Rio de Janeiro.
Organizada pelo Projeto Grael, a largada da regata acontecerá nas proximidades do Rio “Sailing” Yacht Club, em São Francisco, Niterói. O percurso até a Ilha de Paquetá será de aproximadamente 12 milhas náuticas. A data será de lua cheia, com maré enchente, levando os barcos para a Ilha de Paquetá. A previsão é que os barcos comecem a cruzar a linha de chegada - nas proximidades do Paquetá Iate Clube (PIC) – por volta das 16h.
A premiação será regada a feijoada, às 18h, seguida por um jantar dançante no PIC. A cerimônia de entrega dos prêmios esquentará a noite para a tradicional festa de São Roque (padroeiro da Ilha de Paquetá), que acontece ao ar livre.
Os participantes da Regata Cristo Redentor 80 Anos estão convidados a competir na 30ª Patescaria – Luar de Paquetá, competição festiva que largará da ilha, na manhã de domingo, rumo à Marina da Glória.
-----------------------------------------------------------
Regata Cristo Redentor
- 80 anos –
Paquetá Sustentável
13 de agosto de 2011 (Sábado)
Classes Oceano
PROMOÇÃO: Instituto Rumo Náutico (comemoração dos 13 anos do PROJETO GRAEL)
ORGANIZAÇÃO:
Rio Yacht Club (Sailing) – 1914/2014
Paquetá Iate Clube – XXX Patescaria Luar de Paquetá
Projeto Paquetá Sustentável
APOIO:
FEVERJ
Clube Naval Charitas
Associação Brasileira de Veleiros de Oceano - ABVO
Associação Brasileira de Veleiros Clássicos - ABVClass
Revista Velejar
BRA/RGS
INSTRUÇÕES DE REGATA
01 – REGRAS:
01.1 A regata será governada pelas regras, tais como enumeradas nas definições das Regras de Regata a Vela ISAF 2009/2012 e por estas Instruções de Regatas.
02 – AVISO AOS COMPETIDORES:
Avisos aos competidores serão afixados no Quadro Oficial de Avisos do evento, localizado no salão principal do Rio Yacht Club. Eventuais mudanças no AR e (ou) neste IR, poderão ser comunicadas por e-mail e até pela Comissão de Regatas no momento de partida.
03 – SINALIZAÇÃO EM TERRA:
03.1 Sinalização em terra será içada no mastro principal da sede do RYC.
03.2 Quando o galhardete RECON é içado em terra, o seu significado descrito na sinalização de regata RECON é modificado de “1 minuto” para “não antes de 30 minutos”.
04 – PROGRAMA DE REGATAS:
04.1 Data de regata: 13/08/2011 (Sábado)
04.2 O horário programado para o sinal de atenção da regata será às 12:00h.
04.3 A largada será dada ao largo do Rio Yacht Club.
04.4 No dia 14, todos os participantes são convidados para participar da XXX Patescaria Luar de Paquetá (ver programação específica).
05 – CLASSES e CATEGORIAS:
05.1 - Todas as largadas serão juntas (REVOADA)
05.2 - Classe Bico de Proa.
Bico de proa 01 – Acima 39 pés.
Bico de proa 02 – De 32 a 38,9 pés.
Bico de proa 03 – De 27 a 31,9 pés.
Bico de proa 04 – De 24 a 26,9 pés.
Bico de proa 05 – Até 23,9 pés.
05.3 Classe ORC (ORC International e ORC Club juntos). Classificação Geral.
05.4 Classe BRA/RGS. Classificação Geral.
05.5 Classe Clássicos (critério da ABVClass). Classificação Geral.
05.6 Nas classes ORC e BRA/RGS, só serão considerados os iates com certificados válidos, conforme as planilhas dos representantes das respectivas entidades.
06 – ÁREAS DE REGATAS E PERCURSO:
A área da regata será a Baía de Guanabara, com percurso livre da Enseada de Jurujuba - Niterói até a Ilha de Paquetá.– Rio de Janeiro, exceto:
06.1 Todo o arquipélago de Jurubaíbas, incluindo a Pedra de Sardinha deverão ser deixados por Boreste – BE.
06.2 A Ilha de Itapacis, assim como a bóia encarnada de sinalização da Laje Rachada deverão ser deixados por Boreste – BE.
07 – PARTIDA:
07.1 A linha de partida será entre o mastro desfraldando uma bandeira de cor alaranjada no barco da CR e a marca de partida na outra extremidade.
07.2 Todas as classes e categorias, terão largadas simultâneas.
07.3 Um barco que partir depois de decorridos 20 (vinte) minutos do seu sinal de partida será considerado como não tendo partido - DNS.
07.4 O barco da CR poderá manter sua posição no alinhamento de partida usando motor.
08 – CHEGADA:
08.1 A linha de chegada será entre o mastro desfraldando uma bandeira de cor alaranjada no barco da CR e a marca de chegada na outra extremidade, nas proximidades da ilha dos Lobos. É proibida a passagem entre a Ilha dos Lobos e a Ilha de Paquetá.
08.2 O barco da CR poderá manter sua posição no alinhamento de chegada usando motor.
09 – CÁLCULO DE TEMPO:
O cálculo de tempo das classes ORC e BRA/RGS será feito pelo sistema TMF calculado pelos representantes da ABVO e da BRA/RGS respectivamente.
10 – LIMITES DE TEMPO:
Os barcos que não chegarem até as 18h, do dia da regata serão considerados DNF.
11– MEDIDAS DE SEGURANÇA:
Um barco que se retira da regata deve notificar a Comissão de Regata, tão logo seja possível.
Os comandantes devem ter conhecimento dos perigos a navegação do percurso proposto bem como dos locais de fundeio e atracação após a regata. Após o por do sol, o uso de luzes de navegação é obrigatório, assim como demais normas do RIPEAM.
12 – COMUNICAÇÃO POR RÁDIO
A CR usará o canal 77 e/ou 69, para comunicação de desistência da regata e comunicação com os competidores
13 – PREMIAÇÃO:
13.1 Serão premiados os 03 (três) primeiros colocados de cada categoria.
13.2 A Cerimônia de Premiação será no dia 13 de agosto de 2011 (sábado), na Sede do Paquetá Iate Clube às 18h.
14 – ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE:
Os competidores participam da regata a seu próprio risco. A decisão de competir é responsabilidade de cada comandante e tripulante. Considere a regra 4, Decisão de Competir. A Autoridade Organizadora não aceitará qualquer responsabilidade por danos materiais, físicos ou morte, relacionados diretamente com a série de regatas, seus antecedentes, durante ou depois de completada.
14.1 O critério de fundeio, atracação e desembarque em Paquetá, é de responsabilidade e decisão do clube anfitrião da chegada, o Paquetá Iate Clube.
14.2 É proibido que cada iate ou velejador jogue lixo no mar ou na Ilha de Paquetá (fora de local adequado). Pede-se que cada iate conserve e leve de volta seu lixo produzido na programação.
15 – FICHA DE INSCRIÇÃO clique aqui.
A apresentação da ficha de inscrição deverá ser no Rio Yacht Club por email ryc@oi.com.br, por fax 2160.5811 ou na Comissão de Regatas, antes do aviso de atenção. É obrigatória e responsabilidade do comandante de cada iate. Um iate não poderá participar em mais de uma classe.
Maiores informações Projeto Grael 2710-3409
-----------------------------------
Saiba mais em:
Paquetá Sustentável: cresce a participação
Regata Paquetá Sustentável
O INSENTIVO A PRÁTICA DE ESPORTES É SEMPRE BEM VINDO,ASSIM SE REVELAM OS GRANDES TALENTOS,AINDA MAIS PARA O ESPORTE QUE NOS TEEM TRAZIDO TANTAS MEDALHAS E ALEGRIAS PARABÉNS AO CRISTO REDENTOR E AOS AMANTES DA VELA BONS VENTOS.
ResponderExcluir