quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Projeto Grael cria curso gratuito com foco na Baía de Guanabara



Aulas serão ministradas por bolsistas da UFRJ e destinadas a jovens entre 16 e 24 anos oriundos de escolas públicas

Além dos dez cursos gratuitos oferecidos pelo Projeto Grael (http://www.projetograel.org.br/) neste segundo semestre, o Instituto lançou, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o “Conhecendo a Baía de Guanabara”. O programa é gratuito e destinado a jovens entre 16 e 24 anos que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio em escola pública. O curso foi idealizado em conjunto com os cursos de Meteorologia, Oceanografia, Geologia e Biologia da UFRJ.

O curso terá quatro meses de duração, a contar a partir de agosto, e será ministrado por bolsistas da UFRJ nas dependências do Projeto Grael (Rua Carlos Ermelindo Marins 494 – Jurujuba, Niterói). As aulas serão realizadas às quartas-feiras, das 14h às 17h. A programação inclui visitas a centros de tratamento de água, DHN, Georio e UFRJ, além de saída de barco para coleta e análise de material.

Para fazer a matrícula são necessários os seguintes documentos: atestado de matrícula ou de conclusão do Ensino Médio em escola pública; cópia da identidade ou da certidão de nascimento (para menores de 18 anos); cópia da carteira de identidade do responsável (para menores de 18 anos); cópia da carteira de identidade e do CPF (para maiores de 18 anos).

As matrículas devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do Projeto Grael, na Avenida Carlos Ermelindo Marins, 494 – Jurujuba, Niterói/RJ. Mais informações: (21) 2711-9875 ou secretaria@projetograel.org.br.

Confira o conteúdo do curso ‘Conhecendo a Baía de Guanabara’

Atividades socioeconômicas associadas à Baía de Guanabara (BG) – aspectos históricos da Baía de Guanabara, histórico dos principais acidentes ambientais, atividades industriais na BG e no seu entorno, atividades pesqueira, náuticas e de navegação na baía e atividades culturais e esportivas

Meteorologia e Oceanografia – fenômenos e sistemas atuantes na Baía de Guanabara, monitoramentos das variáveis meteo-oceanográficas, previsão meteo-oceanográficas, climatologia das variáveis meteorológicas e oceanográficas na Baía

Geologia – formação geológica, bacias hidrográficas e formação antrópica das ilhas

Biologia – Principais ecossistemas e fatores biológicos

Qualidade da água e do ar – principais poluentes e fontes de emissão, técnicas e instrumentos de monitoramento dos poluentes, equipamentos de controle da poluição, remediação de áreas degradadas

Mudanças climáticas – vulnerabilidade de ecossistemas e impactos possíveis no que tange a mudanças climáticas

O Projeto Grael

O Projeto Grael foi criado há 13 anos, por uma iniciativa dos irmãos e velejadores Torben e Lars Grael e Marcelo Ferreira. Atualmente, Axel Grael, engenheiro florestal e ambientalista, é o presidente do Instituto. Desde a sua fundação, o Projeto Grael, também conhecido como Instituto Rumo Náutico, vem desenvolvendo uma metodologia própria de esporte e educação, que serviu como base para outros programas semelhantes, como o Navega São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo e o Projeto Navegar, iniciativa federal desenvolvida em diversas cidades brasileiras. Além disso, as cidades de Vitória (ES) e Maricá (RJ) já acolheram núcleos do Projeto Grael.

A iniciativa já conquistou reconhecimento internacional com prêmios e chancelas recebidas de instituições, como a Federação Internacional de Vela (Isaf), a Unesco, dentre outras. Mais de 10 mil jovens que passaram pelo Projeto Grael desenvolveram, além da prática da vela e de conhecimento profissionalizante para o mercado náutico, o conceito de cidadania. Somente no primeiro semestre deste ano, cerca de 15 jovens foram inseridos no mercado de trabalho e conquistaram o primeiro emprego com carteira assinada.

Fonte: Velaassessoria, Assessoria de Comunicação do Projeto Grael





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.