quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Despoluição da Baía para a Rio 2016: SporTV repercute ação ambiental do Projeto Grael



Rio 2016: série mostra projetos para Baía de Guanabara e zona portuária

Barco "Águas Limpas", volta retorna carregado de lixo coletado em atividade com os alunos do Projeto Grael. Foto arquivo do Projeto Grael.


SporTV News apresenta as mudanças que estão sendo realizadas para as Olimpíadas e como a cidade vai ficar após as obras

Se o Rio de Janeiro continua lindo, tem tudo para melhorar ainda mais com as obras para as Olimpíadas de 2016. E não só na aparência. Os projetos elaborados para a cidade preveem evoluções também na estrutura da cidade, melhorando a qualidade de vida dos cariocas (assista ao vídeo).

O "SporTV News" realizou uma série sobre essas mudanças no Rio de Janeiro. E na primeira reportagem, destaque para a despoluição da Baía de Guanabara e a revitalização da zona portuária da cidade.

Atualmente, o Projeto Grael retira da Baía de Guanabara cerca de uma tonelada de lixo por mês. A maior parte é de plástico, de todos os tipos. Objetos grandes, como uma geladeira, também já foram encontrados. O trabalho, portanto, será árduo, principalmente porque a despoluição de 80% da baía foi uma promessa da campanha carioca.

- Se os jogos fossem hoje, estaríamos oferecendo para a história olímpica a pior raia onde uma competição de vela já teria acontecido - comentou Axel Grael, presidente do Projeto Grael.

Em terra firme, o trabalho não será menor. Revitalizar uma área praticamente abandonada vai transformar completamente a vida de quem vive ou trabalha na zona portuária. O Projeto Porto Maravilha será responsável pela reurbanização de 70 km de vias e 5 milhões de metros quadrados. O número de moradores, hoje em 25 mil, vai quadruplicar.

Também haverá a recuperação do sistema de água e esgoto, a construção de ciclovias, a demolição do Elevado da Perimetral. Serão R$ 8 bilhões investidos em 15 anos.

- A revitalização da área urbana, sob o ponto de vista de infraestrutura, talvez seja a transformação mais importante dos próximos anos - analisou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Fonte: SporTV
 
--------------------
Saiba mais sobre as iniciativas do Projeto Grael pela limpeza da Baía de Guanabara:
http://www.aguaslimpas.blogspot.com/
http://www.projetobaiadeguanabara.com.br/







Um comentário:

  1. parabéns... você pode fazer campanha educativa, tipo: VOCÊ É O RESPONSÁVEL POR SEU LIXO.
    Tem todo meu apoio...

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.