Apresento aqui um registro de um espetáculo que é capaz de emocionar qualquer brasileiro que ama as coisas do mar e que respeita uma tradição construída ao longo de gerações de marinheiros. Trata-se da participação dos saveiros na Regata Aratu-Maragogipe.
No último dia 20 de agosto, tive a oportunidade de acompanhar este acontecimento. A Regata Aratu-Maragogipe é a mais concorrida regata do calendário náutico da Bahia, e leva centenas de embarcações de todos os tipos a cruzar a Baía de Todos os Santos. A cada ano cresce o número de embarcações do Brasil todo que se inscrevem para curtir este evento com os velejadores baianos.
Os saveiros já foram uma peça fundamental da economia e da cultura baiana. Cerca de 1.500 destas embarcações transportavam produtos e pessoas entre as praias e outros destinos do Recôncavo Baiano. A construção das estradas foi aos poucos retirando os saveiros de circulação, pois tiveram que concorrer com o transporte rodoviário.
Quase foram extintos. Isso só não aconteceu pela perseverança de alguns mestres que não desistiram de manter as suas majestosas embarcações singrando aquelas águas e graças ao esforço da Associação Viva Saveiro, que luta para que "não deixar este tesouro ir para o fundo mar" (slogan da organização). A organização arregimenta patrocinadores e apoiadores que adotam os velhos saveiros e alocam recursos para a restauração das embarcações. Os barcos "adotados" continuam em propriedade dos velhos mestres, que obtém ajuda para manter as suas embarcações ativas e nos brindando com a sua presença.
Veja as fotos abaixo da belíssima participação dos saveiros na Regata e curta esta velejada através da nossa história.
Saveiros se aproximam da bóia, enquanto um pescador (primeiro plano) continua tranquilo a sua atividade. Foto de Axel Grael, 2011. |
Saveiro monta a bóia e dirige-se a Maragogipe. Foto Axel Grael, 2011. |
A presença dos barcos históricos reflete no mar. Foto de Axel Grael, 2011. |
Saveiros disputam a posição logo após cambar a bóia. Foto de Axel Grael, 2011. |
Saveiros velejam placidamente diante das nuvens de chuva que se formam ao fundo. Foto de Axel Grael, 2011. |
UMA DAS DELÍCIAS QUE OS SAVEIROS NOS BRINDAM SÃO OS SEUS BELOS E POÉTICOS NOMES:
"Sombra da Lua". Foto de Axel Grael, 2011. |
"Mensageiro do Destino". Foto de Axel Grael, 2011. |
"Rompe nuve". Foto de Axel Grael, 2011. |
------------------------------
Veja mais sobre a Regata Aratu-Maragogipe em:
http://axelgrael.blogspot.com/2011/08/regata-regata-aratu-maragogipe-se-firma.html
http://axelgrael.blogspot.com/2009/08/regata-de-saveros-na-bahia.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.