quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

NITERÓI ESTÁ INSTALANDO O MAIOR SISTEMA DE CONTAGEM DE CICLISTAS DO PAÍS


Inauguração da Ciclovia da Praia de Piratininga, com a participação de mais de 1.200 ciclistas. O passeio foi organizado pela sociedade civil e contou com a presença da cicloativista Renata Falzoni.

Mais um grande avanço para as políticas de mobilidade em Niterói! Lançamos nesta terça-feira (06) o Contabike, um sistema de monitoramento automático de ciclistas, composto por 11 contadores estrategicamente posicionados em locais-chave, com maior movimento de bicicletas ou onde é mais estratégico para o planejamento do sistema cicloviário. O sistema é considerado o maior do País para o monitoramento do uso das ciclovias e geração de dados sobre a mobilidade ativa! 

A instalação dos equipamentos de contagem começou em janeiro. Além de embasar intervenções e melhorias, essa é uma evidência muito bonita do que eu venho dizendo desde os anos 80: Niterói tem vocação para a bicicleta

O sistema de monitoramento será desenvolvido pela empresa Eco-Counter, com a metodologia Zelt. Os contadores estão posicionados na Avenida Roberto Silveira, na Rua Benjamin Constant, na Orla de São Francisco, na Avenida Irene Lopes Sodré, na Rotatória de Camboinhas, nos acessos ao túnel Charitas-Cafubá e no Parque Orla Piratininga. Ao todo 10 dos 11 pontos já foram instalados. Nosso planejamento é instalar, em março, o ponto que falta, que será na Avenida Marquês do Paraná. Nesse local emblemático, além do ponto de contagem, também será colocado um totem com display mostrando os números do fluxo de ciclistas registrados em tempo real. 

Solenidade de lançamento do Contabike.

O ContaBike vai transformar uma contagem que realizávamos periodicamente em uma rotina permanente e em tempo real, fornecendo dados de hora em hora, com acesso aberto ao público através do presente link. Como explicou o Coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, o sistema é um passo importante para entender melhor o comportamento e as necessidades e necessidades dos ciclistas em nossa cidade, permitindo avaliar uma relação de origem/destino dos usuários da bicicleta.

Alguns dados já disponíveis: 

Do dia 30/01 a 06/02, 

  • 25.657 bicicletas passaram pela Av. Roberto Silveira,
  • 18.466 bicicletas passaram pela Av. Amaral Peixoto; 
  • 15.915 bicicletas passaram pela Rua São Lourenço. 

Fazer de Niterói uma cidade amiga do ciclista

Nos anos 80, quando comecei minha militância como ambientalista e promovia debates e "bicicleatas" (passeatas de bicicletas) reivindicando a implantação de ciclovias em Niterói, ouvi muitas vezes que Niterói não tinha o clima adequado para pedalar, que as ruas não permitiam a implementação de ciclovias e que o relevo montanhoso também era um obstáculo. Sempre tivemos a convicção que Niterói tinha vocação para a bicicleta!

Desde 2013, com o início da gestão do ex-prefeito Rodrigo Neves, quando eu era o vice-prefeito, começamos a trazer a bicicleta para o centro da discussão sobre mobilidade com a criação do programa Niterói de Bicicleta. Enfrentamos muita resistência! Mas o tempo vem mostrando que a cidade tem sim vocação para o ciclismo como opção de mobilidade ativa. 

Em 2014, começamos a realizar contagens pontuais através de contagens in loco, de forma mais rudimentar, para mostrar os avanços que íamos conquistando. Os dados foram importantes nesse debate com a sociedade, para mostrar que a bicicleta é uma opção viável e que estava sendo abraçada pelos niteroienses. Isso só foi possível porque apostamos com muita convicção na política da ciclomobilidade, tocada ativamente pelo Niterói de Bicicleta, que completou 10 anos em 2023. 

Logo nos primeiros dias da gestão de Rodrigo Neves, organizei o I Workshop do Programa Niterói de Bicicleta, lançando a iniciativa que faria de Niterói uma das cidades mais cicláveis do país. 

Breve histórico dos avanços da bicicleta desde 2013


Além das atividades acima, foram instalados 2.200 paraciclos (4.400 vagas no total), distribuídos entre todas as regiões da cidade;

Atividades em andamento: 

Consolidação do uso da bicicleta em Niterói

Niterói conta atualmente com 82 km de ciclovia implantadas e a meta é que a malha cicloviária chegue a 100 km até o final de 2024. Portanto, as ciclovias já são uma realidade e se consolidam cada vez mais na cidade. Niterói é a 3ª cidade do país com mais ciclistas acima de 60 anos e a que possui a maior proporção de mulheres pedalando. Em horário de pico, o número de ciclistas na Ciclovia da Avenida Roberto Silveira já chegou a 1.888 bicicletas/hora. Segundo o secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, "esse quantitativo de bicicletas é o equivalente a 710 carros retirados naquela hora ali da rua. Isso não é pouco, é muito carro que foi retirado em uma hora". De acordo com os dados do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável - PMUS, lançado em 2019, a bicicleta representava 6% de todos os deslocamentos realizados em Niterói. A meta é que essa proporção chegue a 14% até 2030.

A implantação de um programa de incentivo ao uso da bicicleta vem sendo, em Niterói, um dos caminhos para o desafio da mobilidade. Com projetos robustos, prioridade para a política cicloviária e muito debate com a sociedade, estamos trazendo cada um dos niteroienses para abraçar a importância das bikes na superação desse desafio. A presença das magrelas nas ruas da nossa cidade já é uma realidade! 

Seguiremos avançando.

Axel Grael
Prefeito de Niterói



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