quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

ENGENHO DO MATO: Visitei mais uma vez as obras de drenagem e pavimentação do bairro









Fotos Leonardo Simplicio.

Hoje, fui mais uma vez vistoriar as obras de drenagem e pavimentação das ruas do bairro do Engenho do Bairro, que é a maior intervenção deste tipo já realizada em Niterói, incluindo 117 ruas. Só nesta obra, a prefeitura está investindo R$145 milhões para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Ao todo, 75 ruas já receberam rede de drenagem e cerca de 30 encontram-se com obras completamente concluídas, com rede de drenagem, pavimentação e reforma das calçadas. Esse é um investimento que gera emprego, melhora a qualidade de vida e deixa a cidade mais preparada para receber investimentos.

As melhorias no local integram o pacote de reformas na Região Oceânica, iniciado em 2019, e que já transformou ou está sendo implantado nos bairros de Santo Antônio, Maralegre, Maravista, Serra Grande, Cafubá, Fazendinha, Itaipu e Jardim Imbuí. 

O investimento no Engenho do Mato veio posteriormente aos do Maravista pois era preciso começar as intervenções a jusante para viabilizar a drenagem. Foram muitos desafios para desenvolver o projeto, pelas próprias características da ocupação do bairro que em grande parte aconteceu de forma desordenada. 

Outro destaque do programa de urbanização do Engenho do Mato é a inclusão dos moradores no desenvolvimento da iniciativa. Antes do início dos trabalhos, a Prefeitura realizou reuniões com os habitantes e, a partir desse diálogo, foram incluídas sugestões que visavam manter a tradição rural do bairro, como a adoção de três tipos de pavimentos – asfalto, piso intertravado e concreto – dependendo das características de cada rua.

Durante esse processo, a Emusa foi diretamente responsável por atender às solicitações dos cidadãos. O presidente, Antônio Lourosa, compartilhou os esforços da instituição para adaptar o projeto.

“Conversamos com os moradores para manter as características originais do bairro e pensar na maneira como a população local vive. Optamos pelo piso intertravado para manter esse aspecto rural, por exemplo. Requer um pouco mais de cuidado e manutenção, mas é importante para incluir quem mais é impactado por essas mudanças”, completa o presidente.

Continuaremos acompanhando de perto os trabalhos e as transformações que o Engenho do Mato vem se beneficiando.

Axel Grael
Prefeito de Niterói


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.