quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Convênio Niterói Mais Segura será assinado em setembro



Modelo de policiamento é similar à Operação Segurança Presente, implantada em áreas do Rio de Janeiro. Foto: Evelen Gouvêa



Programa, que vai começar pelo Centro, Icaraí e Fonseca, vai disponibilizar um efetivo extra de 200 homens

Uma reunião no início da tarde desta terça-feira (29) entre o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, o secretário estadual da Casa Civil, Christino Áureo, o secretário de Governo, Affonso Monnerat, o comandante-geral da Polícia Militar Wolney Dias e coordenadores da área de segurança de Niterói selou os termos do convênio para a implantação do programa Niterói Mais Segura, modelo de policiamento similar à Operação Segurança Presente, implantada em áreas do Rio de Janeiro como Lapa, Lagoa Rodrigo de Freitas, Aterro do Flamengo, Méier e Centro.

A assinatura do convênio, que se iniciará na cidade pelos bairros do Centro, Icaraí e Alameda São Boaventura, deverá ocorrer no próximo mês e disponibilizará um efetivo extra de 200 homens por dia nas ruas do município.

“Nós alinhamos os termos do convênio para a implantação do programa em Niterói. Num primeiro momento, estas três regiões serão beneficiadas, mas há possibilidade de ampliarmos para outros bairros. Com a implantação desse contingente, nós também liberaremos efetivos do batalhão para aumentar as ações de policiamento ostensivo em outras regiões da cidade”, disse Neves.

O prefeito também lembrou da participação do Município nessas ações:

“Nos últimos três anos a prefeitura de Niterói vem cooperando e apoiando as forças de segurança do Estado com expressivos investimentos. Num contexto de crise, essa cooperação é determinante para prestar serviços à sociedade e garantir a estabilização dos índices de criminalidade e o retorno da sensação de segurança. As equipes trabalharam de maneira sinérgica e célere, o que torna possível o início das atividades agora em setembro”.

Christino Áureo elogiou a postura do prefeito Rodrigo Neves em estabelecer parcerias e auxiliar o Estado.

“O município de Niterói mostra que essa ideia de que segurança pública não é uma questão única de nível de governo nem exclusiva da polícia. Ao apoiar as forças de segurança, a Prefeitura de Niterói reforça a perspectiva de aumento de policiamento e se soma ao que a prefeitura vem conseguindo adicionar à cidade, aumentando a qualidade de vida, garantindo seus avanços. Para isso, segurança é fundamental”, afirma Áureo.

Proeis – A Prefeitura de Niterói vem, entre outras medidas, reforçando a segurança no município através do pagamento do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).

Somente nesta semana, a prefeitura informou que Niterói já contabilizou nas ruas do município 106 policiais militares. Eles são oriundos de diversos batalhões do Estado. No início do mês, a média de profissionais atuando na cidade foi de 78 a 97 PMs.

O programa é custeado integralmente pela prefeitura, através de convênio firmado com a PM, e disponibiliza 150 vagas diárias para que PMs, até mesmo de outros batalhões, realizem patrulhamento pelas ruas do município em seus horários de folga.

Esses PMs estão atuando em diversos locais da cidade, que foram identificados pela mancha criminal da polícia como os locais que mais demandam atenção, como Avenida Sete de Setembro, Avenida Amaral Peixoto, Estação das Barcas, Terminal Rodoviário João Goulart, Lopes Trovão, Coronel Moreira César, Rua da Conceição, Largo da Batalha, Vital Brazil, entre outros.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.