domingo, 27 de dezembro de 2015

Praças de Niterói se transformam em centros de convivência para crianças e idosos


Prefeitura está instalando academias para terceira idade e brinquedos em diversos bairros da cidade

 
Prefeitura está instalando academias para terceira idade e brinquedos em diversos bairros da cidade

Criar espaços de lazer alternativos para a garotada e incentivar a prática de exercícios entre os “jovens” da terceira idade são objetivos da Prefeitura de Niterói para 2016. E um sinal disso já pode ser visto em algumas praças. Além dos aparelhos de ginástica que auxiliam na reabilitação motora dos idosos, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos vem instalando desde a semana passada brinquedos novos em diversos bairros da cidade.

Serão 15 novas academias implementadas, ao ar livre, e a primeira já será inaugurada neste domingo (28-12), na praça do Boa Vista. Asa-Delta (Jurujuba), César Tinoco (Ingá), Horto de Itaipu, Viradouro e Ilha da Conceição também receberão os equipamentos. Os demais locais estão sendo estudados de acordo com o a necessidade do bairro.

A previsão é que, até o final do primeiro bimestre de 2016, todos conjuntos já estejam instalados. Dependendo do local, pode ter até de 5 a 10 aparelhos direcionados especificamente para o idoso.

Os equipamentos serão instalados com explicações sobre o seu uso correto e favorecem o condicionamento físico, fortalecendo a musculatura e articulações. Os exercícios podem ser feitos em sequências aleatórias, e cada frequentador da Academia estabelecerá o seu limite para a realização dos treinos.

“No casos dos idosos, oferece uma alternativa para acabar com o sedentarismo. Eles poderão fazer de maneira equilibrada. Niterói é uma cidade que tem muitos idosos, e essa alternativa, que já é utilizada em vários pontos do mundo, cria um grande local de convivência.. O importante é ter esses locais de convivência na cidade. Até o risco de quedas diminui quando o idoso ganha força muscular. É muito boa essa iniciativa“ diz a professora de educação fisíca Gilceia Tostes.

Ela lembra que, com a musculação, são prevenidas a obesidade, a hipertensão arterial, o diabetes, a osteopenia e a osteoporose, apenas para citar alguns males. Mas o principal benefício da prática é o aumento na independência e autonomia funcional, o que contribui intensamente para a melhora na qualidade de vida do idoso.

A Secretaria de Conservação explica que o objetivo da prefeitura não é transformar, idosos em atletas, pois os exercícios terão que ser feitos com equilíbrio, e sim incentivar a atividade física e promover a interatividade.

São simuladores de caminhada, simuladores de cavalgada, aparelhos para alongamento, barras paralelas, entre muitas outras opções.

Além dos aparelhos de ginástica, diversas praças de Niterói estão recebendo novos brinquedos. Compostos por balanço de dois lugares, escorregador, escada e cordas, além de rampa de escalada e ponte, cada conjunto de brinquedos já foi instalado no Horto do Barreto, no Parque da Cidade, em Santa Bárbara, na Ilha da Conceição, no Boa Vista, na Engenhoca, em Piratininga e no Ingá. De acordo com a secretária de Conservação e Serviço Públicos, Dayse Monassa, os outros locais que vão receber os brinquedos também estão sendo definidos junto com o prefeito Rodrigo Neves.

"Estamos trabalhando desde o final deste ano para equipar as praças e locais de grande movimentação, oferecendo lazer e beneficiando as crianças e os idosos. Até o final do primeiro bimestre de 2016, teremos instalado estes módulos. Estamos em constante conversa com o prefeito (Rodrigo Neves), definindo os locais onde há necessidade e espaço para a colocação”, garantiu Dayse.

Fonte: O Fluminense


-----------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

VISITA À ILHA DA BOA VIAGEM: Prefeitura de Niterói planeja restauração e reabertura da Ilha à visitação
NATAL LUZ NO HORTO DO FONSECA - Venha curtir o clima natalino no Novo Horto do Fonseca
HORTO DO FONSECA - Skatepark é inaugurado recheado de emoção e adrenalina
PRO-SUSTENTÁVEL: Prefeitura de Niterói conclui o processo de negociação do contrato para projeto de infraestrutura e meio ambiente
MAIS PRAÇAS EM NITERÓI - Praça do Largo da Batalha contará com Academia da Terceira Idade
Prefeitura de Niterói inaugura Praça Márcia Souto na Alameda
NITERÓI DE BICICLETA - Com a melhoria da infraestrutura e logística, cresce o interesse em Niterói como um destino cicloturístico







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.