domingo, 4 de janeiro de 2015

PUNIÇÃO PARA QUEIMADAS EM NITERÓI: Denúncias levam a acusado reincidente em queima de vegetação e lixo



Fotos encaminhadas pelo denunciante.


Uma das causas mais frequentes de incêndios em vegetação é a queima de lixo. Na quase totalidade dos casos, a prática não se justifica. O trabalho de coleta de lixo em Niterói, feito pela CLIN, abrange todas as comunidades e, apenas em alguns casos específicos, há problemas de acesso. Estes casos já estão mapeados e estamos trabalhando para melhorar os serviços.

Portanto, a queima é desnecessária, ilegal e inaceitável. É importante salientar que além de ameaçar as áreas verdes, a fumaça da queima pode causar sérios danos à saúde. Principalmente, quando queima-se lixo. A fumaça da queima de plásticos e outros produtos, liberam gases altamente tóxicos.

Nos últimos dias, vários órgãos uniram-se para combater os inúmeros incêndios em vegetação que ocorreram em diversos bairros de Niterói. A Prefeitura de Niterói (através da Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente, Guarda Municipal e Secretaria de Conservação-Seconser) o Corpo de Bombeiros, o INEA/ Parque Estadual da Serra da Tiririca e a ajuda de ambientalistas.

No caso da denúncia feita pelo ambientalista, a área localizada no Engenho do Mato, foi vistoriada por uma equipe de fiscais do Parque Estadual da Serra da Tiririca, uma vez que localiza-se em área do entorno do Parque e considerada de alta sensibilidade ambiental.

Ao chegar ao local, os técnicos verificaram tratar-se de prática reincidente e constataram a existência de dano ambiental. Veja a foto disponibilizada pelo INEA/PESET, a seguir:

Dano causado em área verde próxima ao limite do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET).  

Os técnicos do INEA darão prosseguimento administrativo à constatação do dano e o responsável poderá ser responsabilizado, inclusive mediante a Lei de Crimes Ambientais.

Também a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, fará procedimentos para identificar responsáveis por incêndios que causaram danos às áreas verdes da cidade.

Axel Grael
 


------------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Queimadas: mitos e verdades

ALERTAS RECENTES:

INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO RECENTEMENTE OCORRIDOS EM NITERÓI

OUTROS INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO RECENTES
INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO ENTRE JANEIRO E MARÇO DE 2014
PROGRAMA NITERÓI SEM QUEIMADAS
DEFESA CIVIL DE NITERÓI

DANOS AMBIENTAIS E À SAÚDE CAUSADOS PELAS QUEIMADAS: 
 
 

 
CAUSAS DOS INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO
 

 
OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE QUEIMADAS






3 comentários:

  1. Prezado Gael, parabens por esta grande iniciativa.
    Resido proximo a fazenda de Maria Paula onde avisto uma pequena comunidade na Ruas dos Eucapliptos.
    Nas ultimas semanas esta comunidade vem fazendo inúmeras queimadas. Uma delas foi necessário mobilizar o Corpo de Bombeiros de Nitéroi pois o incendio se alastrou próximo a casas e condominio. E olha que moramos em local proximo a area de preservação ambiental.
    Gostaria de saber, por sua experiência, canais de denuncia inclusive fazer um BO virtual já que neste momento não devemos sair de casa.
    Muito obrigado pela atenção.
    Silvio Cesar (email: silviomoreia@gmail.com)
    cel: (21) 99954-5862

    ResponderExcluir
  2. Prezado Grael, bom dia.

    Nesse período de pandemia, as queimadas ilegais ocorrem e principalmente em zonas que já sofreram com essa devastação.
    Por isso peço que verifique e fiscaliza o morro do Eucalipto no Fonseca ao lado do Detran. Outra queimada foi efetuada essa semana no mesmo local em que já houve um deslizamento de encosta.
    A fim de evitar uma tragédia anunciada solicito uma visita da defesa civil e órgãos competentes.

    Atenciosamente,

    Luciene
    moradora do bairro

    ResponderExcluir
  3. Prezado Grael, bom dia.

    Nesse período de pandemia, as queimadas tem aumentado e colocando em risco não so o meio ambiente, mas a vida de pessoas.
    Por essa razão solicito uma verificação no no morro do Eucalipto, ao lado do DETRAN no Fonseca que sofreu nova devastação e passou por um deslizamento a alguns anos atrás.
    É preciso parar de construir e devastar essa e outras áreas em Niterói e que os setores responsáveis se mobilizem para evitar uma tragédia anunciada.
    Desde já agradeço.
    Atenciosamente,
    Luciene

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.