quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

INCÊNDIO EM VEGETAÇÃO DO MORRO DO CAVALÃO MOBILIZA EQUIPES AO LONGO DO DIA TODO




 
O vídeo acima foi registrado por mim da operação de controle do incêndio que consumiu vegetação da encosta do Morro do Cavalão.
 


Morro do Cavalão: Situação 8:30 h. Foco de incêndio de manhã cedo, após a madrugada toda queimando descontroladamente. Foto Axel Grael.

Morro do Cavalão: Situação 10:30 h. Incêndio já se expandindo da área de vegetação rupestre - onde se iniciou - e expandindo para a área de Mata Atlântica. Foto Axel Grael.

Morro do Cavalão: Situação 11:30. Incêndio avança sobre a área de Mata Atlântica e aproxima-se de residências. Foto Axel Grael

Morro do Cavalão: Por volta de 12:00, chegou o suporte da aeronave do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. A destreza do piloto do helicóptero foi decisiva para o controle do incêndio. Foto Axel Grael.

Morro do Cavalão: A habilidade do piloto permitiu que a água fosse lançada com precisão sobre os focos. Foto Axel Grael.

Morro do Cavalão: A aeronave cumpriu dezenas de voos para lançar água sobre a área afetada pelo incêndio. Foto Axel Grael.

Ao longo de todo o primeiro dia do ano, equipes do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura de Niterói atuaram para controlar três grandes incêndios em áreas verdes de Niterói:

MORRO DO CAVALÃO

O incêndio teve origem na ação irresponsável e descuidada de um morador que ao utilizar-se de fogos de artifício na hora da virada do ano, provocou a ignição da vegetação seca pela longa estiagem.

Os Bombeiros chegaram logo após e fizeram as primeiras tentativas de controle do incêndio, mas não lograram êxito devido à dificuldade de acesso e à velocidade de expansão do fogo.

Na manhã de hoje, 1 de janeiro, entrei em contato com o quartel dos Bombeiros de Charitas, com o Coronel BM QOC FÁBIO José de Meirelles, Comandante do CBA IX - Região Metropolitana e o Coronel BM QOC Marcelo GISLER, comandante do 3o GBM - Grupamento de Bombeiro Militar de Niterói.

Os Bombeiros disponibilizaram efetivos de mais de 10 profissionais, que fizeram o trabalho de terra. Ao longo de toda a manhã, os ventos fortes - ora de Leste/Nordeste, ora de Sul/Sudeste - prejudicaram os trabalhos, expandindo a área afetada pelo incêndio, como pode ser observado nas fotos acima.

Por volta de meio dia, passamos a contar com o apoio de uma aeronave do Corpo de Bombeiros que foi decisivo para o controle do incêndio.

A área afetada pelo incêndio também sofreu um incêndio há cerca de um ano, ocasião que o foco inicial foi uma queimada iniciada na vertente oposta do Morro do Cavalão, no bairro do Vital Brasil.

LAGOA DE ITAIPU

Um novo incêndio afetou a mesma área do entorno da Lagoa de Itaipu, que faz parte do Parque Estadual da Serra da Tiririca, que sofreu um outro incêndio há cerca de uma semana.

O incêndio foi combatido por um contingente do quartel do Corpo de Bombeiros de Itaipu, com o apoio de funcionários da Prefeitura de Niterói, coordenados pelo secretário regional da Região Oceânica, Carlos Boechat.

No fim da tarde, a operação contou com o apoio de uma aeronave do Governo do Estado.

PARQUE DA CIDADE

No fim da tarde, um novo incêndio teve início, desta vez na proximidade do Parque da Cidade, no Morro da Viração, área recentemente protegida como Parque Municipal, o PARNIT.

A ação de controle do incêndio também a ação do Corpo de Bombeiros, e teve o apoio da Guarda Municipal e foi coordenado pelo secretário de Meio Ambiente, Daniel Marques.

Axel Grael



 --------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM

ATENÇÃO: O NÍVEL DE RISCO DE INCÊNDIO PARA OS ÚLTIMOS DIAS DO ANO É CONSIDERADO ALTO

OUTROS INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO RECENTES

INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO ENTRE JANEIRO E MARÇO DE 2014

PROGRAMA NITERÓI SEM QUEIMADAS

DEFESA CIVIL DE NITERÓI

 
DANOS AMBIENTAIS E À SAÚDE CAUSADOS PELAS QUEIMADAS: 

 

CAUSAS DOS INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO
 
 

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE QUEIMADAS





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.