sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Meta de reduzir poluição na Baía de Guanabara não será cumprida


Segundo o secretário do Ambiente, André Corrêa, meta de reduzir 80% no lançamento de esgoto na baía não será cumprida até 2016. Foto: Léo Fonseca


Secretário do Ambiente declarou que o objetivo de reduzir 80% do lançamento de esgoto na baía não será alcançado até a chegada das Olímpiadas Rio 2016

O secretário de Ambiente do Rio de Janeiro, André Corrêa, descartou a possibilidade de atingir a meta de redução de 80% no lançamento de esgoto na Baía de Guanabara até os Jogos Olímpicos de 2016.

"Não vai acontecer", disse Corrêa. Ele ressaltou, porém, que isso não significa que a qualidade da água nas raias de competição de iatismo serão impróprias. "Independentemente de a meta chegar a 80% (os locais das provas) são os lugares da baía que têm melhor qualidade."

A meta fazia parte do caderno de encargos das Olimpíadas do Rio e foi assumida pelos governos estadual e municipal com o Comitê Olímpico Internacional (COI). Corrêa disse não saber se o COI já foi informado da impossibilidade de cumprimento da meta.

O secretário informou que vai se reunir com representantes de outras áreas do governo depois do Carnaval, para checar todas as informações e estabelecer nova meta, além de verificar o que já foi feito.

Sua principal preocupação para os Jogos Olímpicos é com o lixo flutuante, e não com o lançamento de esgoto na baía. De acordo com André Correa, serão feitas mudanças nas ecobarreiras para reforçar a contenção do lixo lançado pelos rios, para a redução dos gastos com os ecobarcos, que coletam os resíduos da superfície.

Fonte: O Fluminense




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.