terça-feira, 6 de janeiro de 2015

ENCONTRO COM O NOVO SECRETÁRIO ESTADUAL DO AMBIENTE, ANDRÉ CORRÊA




Ontem, Torben Grael e eu fomos convidados para a primeira reunião da agenda do novo secretário estadual do Ambiente, o deputado André Corrêa.

Na ocasião, Torben Grael apresentou as suas opiniões sobre a Baía de Guanabara, na visão de um velejador, que vê os problemas da perspectiva de quem está dentro d'água. Torben também falou das suas preocupações como técnico da Equipe Brasileira Olímpica de Vela e contribuiu ainda com a sua experiência de ter participado de Olimpíadas desde a década de 80.

Torben, que é também o presidente do Projeto Grael, apresentou a experiência da instituição no desenvolvimento de programas de monitoramento, limpeza e educação ambiental, voltados para a Baía de Guanabara.

Eu, que fiz parte da equipe do André Corrêa na sua primeira gestão a frente da Secretaria Estadual do Ambiente (fui presidente da Feema e depois subsecretário), levei o debate sobre as soluções e políticas públicas que vejo para a nossa Baía de Guanabara, causa que defendo como ambientalista desde a minha adolescência.

Conversamos também sobre a cooperação entre a SEA e o governo de Niterói, que já é muito intensa e poderá ser ainda maior. A experiência de Niterói, com o programa Enseada Limpa - para a despoluição da Enseada de Jurujuba, pode ser uma dos modelos para outros municípios da Baía de Guanabara.

Junto com a foto acima, o secretário André Corrêa, publicou nas redes sociais o seguinte comentário:

"Fiz questão de, na minha primeira agenda como secretário, receber o ambientalista Axel Grael e o técnico da seleção brasileira de Iatismo e campeão olímpico Torben Grael. Discutimos os desafios de curto, médio e longo prazos da Baía de Guanabara. Afinal, são 450 anos de degradação. Infelizmente, não será da noite para o dia que teremos a nossa Baía como merecemos. Meu compromisso é, em breve, apresentar, com transparência total, a real situação da Baía, frente aos encargos olímpicos que assumimos. Aliás, transparência e trabalho serão as palavras de ordem da minha gestão".



O deputado André Corrêa foi uma excelente escolha do governador Pezão para conduzir a política ambiental do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Já tendo trabalhado com ele, como disse, posso atestar a sua capacidade gerencial e técnica  e o seu compromisso com o que há de novo na gestão ambiental.

Como afirmei ao secretário André Corrêa, estarei a sua disposição para debater políticas públicas ambientais, sem detrimento do meu compromisso com a cidade de Niterói, onde sou vice-prefeito, integrando a equipe do prefeito Rodrigo Neves.

Desejo muita sorte e sucesso para a nova equipe da Secretaria de Estado do Ambiente.

Axel Grael



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.