sábado, 27 de dezembro de 2014

PRIMEIRA ESCOLA TÉCNICA DE NITERÓI VAI VIRAR REALIDADE


A Escola Federal, que custará R$ 10 milhões, terá capacidade para receber até 1,2 mil alunos no prazo de cinco anos. Foto: Imagens de Divulgação


Vinicius Rodrigues

A partir do próximo dia 30 de janeiro, moradores do bairro Sapê acompanharão o início da construção da unidade. Previsão de término é de 18 meses

A primeira Escola Técnica Federal de Niterói começa a ser construída a partir do dia 30 do próximo mês. O projeto, lançado há dois meses na cidade pelo ministro da Ciência Tecnologia e Educação, Clélio Campolina, e pelo prefeito Rodrigo Neves, terá a capacidade inicial de atendimento para 60 alunos, mas a previsão do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) é que até 1,2 mil alunos sejam atendidos dentro de cinco anos.

A construção da escola, orçada em R$ 10 milhões pelo Governo Federal, será em um terreno cedido pela Prefeitura de Niterói na Estrada Washington Luiz, próximo à Escola Municipal Levy Carneiro. O espaço contará com: 12 salas de aula, oito laboratórios, uma quadra poliesportiva e um centro de convivência com capacidade para 200 pessoas. Além disso, 70 professores serão responsáveis pela ministração dos cursos.

“Inicialmente, os cursos ministrados fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e esse aumento será gradual”, disse Renato Bastos, que coordena a implantação da unidade.

Ainda de acordo com Renato, o instituto terá dois pavimentos e contará com 60 professores. Além disso, haverá um centro de convivência com capacidade de receber 200 alunos. Dois laboratórios específicos para cursos poderão ainda fazer parte do projeto.

O prefeito Rodrigo Neves garante que não medirá esforços para cumprir o prazo da construção: “A prefeitura disponibilizou a área a partir da aprovação de uma lei autorizativa da Câmara de Vereadores e vai envidar os esforços que forem necessários para que a obra seja executada dentro do cronograma”, afirmou.

De acordo com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Aléssio Trindade de Barros, em visita à cidade no mês de outubro, o Ministério da Educação dará todas as condições de engenharia para que o prazo seja cumprido e que se iniciem as obras a partir de janeiro do ano que vem.

“O principal objetivo é visar o desenvolvimento econômico do município, as ofertas para a formação de técnicos, no sentido de propiciar a geração de empregos na região, principalmente aos moradores do Sapê, que serão os primeiros beneficiados com a construção da Escola Técnica”, garantiu Aléssio Trindade.

Segundo o reitor do IFRJ, Paulo Roberto de Assis Bastos, já são 562 escolas técnicas federais em todo o estado do Rio e o objetivo é expandir ainda mais.

Fonte: O Fluminense






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.