domingo, 21 de dezembro de 2014

Esporte cada vez mais presente no cotidiano de Niterói


Bruno Souza trabalha para trazer ainda mais competições para Niterói. Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói


Matheus Oliveira

Bruno Souza considera positivo o balanço de seu trabalho à frente da Secretaria, destacando obras e eventos realizados

Dos gols como craque do handebol brasileiro ao trabalho como secretário de esportes de Niterói visando tornar a cidade referência esportiva na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. É assim que trabalha Bruno Souza, que com um choque de gestão, renovação no quadro de funcionários, uma nova estrutura, e a vinda de grandes eventos, busca dar aos cidadãos niteroienses acesso ao esporte, melhorando assim a qualidade de vida da população. Em entrevista exclusiva a O FLUMINENSE ele falou sobre as realizações desta temporada, as obras, os grandes eventos e os projetos para 2015.

Bruno Souza lembrou como encarou o convite para assumir a Secretaria de Esportes, a partir de abril deste ano, feito pelo prefeito Rodrigo Neves e pelo vice, Axel Grael.

“Recebemos o convite da prefeitura com alegria e pedi apenas boas condições de trabalho. É um grande desafio trabalhar com administração pública. A gente encontrou o esporte de Niterói abandonado e com uma estrutura ruim, com escritório adaptado na Concha Acústica. Atualmente, temos uma estrutura diferente, com uma equipe praticamente nova, em uma casa em São Francisco. E contamos ainda com uma estruturação de organograma e assumimos a direção da Concha Acústica, trouxemos grandes eventos e buscamos dar acesso ao esporte a todos os niteroienses”, afirmou.

O secretário de Esportes lembrou também dos grandes eventos que a cidade recebeu em 2014.

“A gente começou o ano com o Mundial de Bodyboard, que era o nosso principal evento internacional. O Mundial alcançou a marca de 50 mil pessoas assistindo a etapa do Itacoatiara Pro. Além disso, depois de 12 anos, Niterói voltou a sediar uma etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, com um grande público, mostrando que a cidade é carente de grandes eventos. E para coroar o ano, recebemos a Copa Brasil de Vela, com 30 países competindo e com a mesma raia das Olimpíadas, se tornando quase um evento-teste. E Niterói, pela influência da família Grael, com a Martine se tornando a melhor atleta do ano e a Isabel Swan, temos a intenção de tornar Niterói a capital nacional da vela e fazer a cidade aproveitar a proximidade com a sede das Olimpíadas, atraindo assim investimentos e equipes olímpicas”, enfatizou.

Bruno também destacou que a secretaria possui projetos para possibilitar a todos os cidadãos, acesso ao esporte.

“Temos inúmeras ações pontuais que dão bastante resultado, como yoga na Praia de Icaraí, atividades mensais como o Projeto Motivação, envolvendo capoeira, alongamento e yoga no Parque da Cidade, além do Horto no Barreto com ginástica para a terceira idade e pilates no Campo do São Bento. A gente tem várias atividades com diferentes níveis de classes sociais e de idades”, disse ele, completando ainda com uma avaliação sobre os Jogos Escolares de Niterói (JEN 2014).

“Realizamos 950 jogos no JEN 2014. Os torneios voltaram a dar prazer aos pais de levarem os filhos, de verem os filhos competindo nos Jogos Escolares. Foi ali que minha trajetória esportiva começou e é onde construímos grandes amigos. Temos valores que surgem em vários esportes e com novos esportes que estão crescendo, como o Badminton, que tem um grande treinador que é o Gabriel Alcântara e dois atletas que integram a seleção brasileira”, avaliou.

A secretaria também trabalha na finalização do Skate Park na Praia de São Francisco, um espaço voltado para os esportistas realizarem treinos e que no futuro poderá abrigar grandes torneios de skate.

“Rodrigo Neves sempre me pergunta se a nossa obra do Skate Park será melhor que a de Madureira. Eu digo a ele que São Francisco é mais bonito que Madureira. E a estrutura do Skate Park foi feita com uma mistura de competitividade grande, misturando o half life do skate com a iniciação. E o projeto é tocado pela mesma equipe que construiu o espaço de Madureira e projetistas que também andam de skate. E na primeira quinzena de janeiro ele deverá ser inaugurado. Este é um grande mérito do prefeito de Niterói e que colocará a cidade no cenário internacional de skate”, disse.

O secretário de Esportes citou ainda os projetos da pasta para o ano que vem.

“A gente tende a melhorar nossos eventos em um ano pré-olímpico, onde estaremos voltados para a inauguração de um ginásio municipal na Região Oceânica, além de dar uma estrutura maior para o rugby local, onde temos o capitão da seleção brasileira e onde o esporte irá participar pela primeira vez da Olimpíada. Teremos ainda um centro de treinamento de badminton e muitos outros grandes torneios podem chegar a Niterói”, finalizou.

Fonte: O Fluminense


----------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Verão chega e promete agitar a orla niteroiense
Skate Park de São Francisco também abrigará atividades ligadas a cultura urbana
Treinão de Polo Aquático movimenta Praia de Itaipu neste sábado
Espaços ao ar livre tornam Niterói especial.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.