quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Prefeitura de Niterói e SEA apresentam o projeto NITERÓI ECO SOCIAL


Axel Grael disse que jovens dos morros do Estado, Boa Vista e do Palácio vão ter capacitação e farão projetos culturais. Foto: Evelen Gouvêa.
 
Carlos Portinho, secretário de Estado do Ambiente discursa. Foto Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói.

Celebração da parceria. Foto Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói.

Com o sub-secretário municipal de Cultura Cláudio Salles, idealizador do projeto, e o secretário Carlos Portinho. Foto Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói. 

Milena Bouças

Comunidades de Niterói receberão investimentos de mais de R$ 1,7 milhão. O anúncio foi feito pelo vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, ontem, no Ingá

A Prefeitura de Niterói vai levar recursos às comunidades da cidade para desenvolver programas educativos e profissionalizantes focados no tema ambiental. O anúncio foi feito pelo vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, na apresentação do convênio do projeto Niterói EcoCultural, realizada nesta terça-feira (23), no Solar do Jambeiro, no Ingá, em conjunto com o secretário municipal de Cultura, Arthur Maia, e o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Portinho.

O projeto, que terá início em março de 2015, será levado inicialmente para os morros do Estado, Boa Vista e do Palácio. O valor investido no plano ultrapassa o montante de R$1,7 milhão, e vem do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).

“O programa tem como objetivo fortalecer a economia ambiental da cidade, com ações de qualificação profissional. Nós vamos oferecer recursos audiovisuais para que eles possam registrar os problemas ambientais da sua comunidade e debatê-los. O próprio jovem da comunidade vai poder fazer documentários sobre as questões da sua região”, explica Axel.

Ainda de acordo com Axel, outro programa a ser desenvolvido nas comunidades será o de formação de profissionais para trabalhar com móveis sustentáveis. Nele, está previsto a capacitação de 720 jovens das comunidades em produção audiovisual, com foco socioambiental, movelaria sustentável e design ecológico. Além destes, haverá um projeto com ênfase na reciclagem do lixo.

“Vários dos nossos programas educativos em Niterói têm como prioridade a conscientização das pessoas sobre o papel de cada um na solução do lixo. A prefeitura tem a responsabilidade de oferecer um bom serviço de coleta. Uma cidade desenvolvida não é aquela que mais se limpa, e sim a que menos se suja”, declara.

De acordo com a diretora de Unidades de Projetos da Fundação de Artes de Niterói (FAN), Roberta Martins, o projeto vai ser desenvolvido com educação ambiental, oficinas culturais e espetáculos artísticos.

“A gente vai percorrer comunidades de alta vulnerabilidade social e de grande produção de resíduos sólidos para trabalhar uma lógica com essa comunidade de que é possível fazer daquele lixo um bem servível e até mesmo com valor econômico. As oficinas vão mostrar à população o que pode ser transformado do lixo em aplicação novamente para a sociedade”, conta Roberta.

De acordo com o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Portinho, as iniciativas previstas vão gerar trabalho e renda.

“É um projeto que quebra muitos paradigmas. É uma oportunidade de transformação sobre a responsabilidade em relação ao lixo”, pontua.

Ainda estiveram no evento o presidente da FAN André Diniz, o subsecretário de Cultura Cláudio Salles e o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes.

Fonte: O Fluminense



--------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Prefeitura e Estado apresentam Projeto Niterói EcoCultural
NITERÓI ECO CULTURAL - Prefeitura de Niterói e Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Ambiente, assinam mais uma parceria 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.