sábado, 26 de abril de 2014

Prefeitos de cidades do Leste Fluminense debatem onda de boatos


Neilton Mulim, Francine Motta, prefeita de Saquarema, Rodrigo Neves e Helil Cardozo durante o encontro. Foto: Marcelo Feitosa

Chailon Conceição

Governantes afirmam que sabem do problema de segurança nas cidades, mas que informações erradas dificultam o trabalho das autoridades de Segurança Pública

Os prefeitos do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste) se reuniram ontem, no Solar do Jambeiro em Niterói, um dia após a onda de boatos de que traficantes teriam orientado o comércio a fecharem as portas mais cedo. O temor fez com que estudantes e trabalhadores fossem mais cedo para casa, causando pânico e provocando tumulto na cidade. No encontro, foram deliberadas ações conjuntas para conter o avanço da criminalidade na região.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o prefeito da Universidade Federal Fluminense (UFF), Mário Ronconi, alertaram que oficialmente não houve interrupções das aulas na UFF e que a atitude isolada de um coordenador, que teve sua identidade preservada, contribuiu para o clima de tensão.

“Foi uma atitude irresponsável e que certamente contribuiu para prejudicar a vida de milhares de pessoas. Nós funcionamos normalmente no Dia de São Jorge, e ontem também estávamos oficialmente abertos. Foi uma atitude isolada e que desencadeou a série de afirmações na internet, assim não tivemos como segurar. Já abrimos um processo administrativo interno para apurar o fato”, afirmou Ronconi, que representou o reitor Roberto Salles no encontro.

Visivelmente irritado com a situação, Rodrigo Neves não poupou críticas ao que chamou de “atitude inescrupulosa” do funcionário da UFF.

“Qualquer pessoa que tenha uma visibilidade no setor público sabe que, antes de tomar uma atitude como essa, deve ser feita uma consulta ao organismo de segurança. Quem tem visibilidade pública não pode tomar esse tipo de atitude. São pessoas que aproveitando os eventos recentes da cidade espalharam boatos. Sabemos que o problema da segurança pública é uma discussão nacional e temos que enfrentá-la de forma inteligente com integração”.

Oportunismo – Os prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense foram categóricos ao concordar com as palavras ditas pelo prefeito de Itaboraí e presidente do Consórcio, Helil Cardozo, de que “oportunistas estariam espalhando boatos para desqualificar a política de segurança do Governo do Estado”.

“Nós já temos um estudo sobre a problemática de segurança da região e sabemos também que isso se dá também em função de não investimento social ao longo dos anos. O que aconteceu ontem em Niterói e recentemente em Rio Bonito é um ato orquestrado por pessoas de ‘interesse pessoal’ tentando denegrir uma estrutura de segurança que foi montada no Rio de Janeiro. Não queremos maquiar, mas também temos que reconhecer os avanços. A verdade virá à tona”, afirmou o prefeito de Itaboraí.

Concordando com as palavras de Helil, o prefeito Rodrigo Neves destacou ainda a importância da integração no combate à criminalidade.

“As ações integradas do Conleste são importantes, pois grande parte dos problemas é comum a todos os municípios, como na área dos transportes e segurança pública. Estou convicto dessa estratégia integrada de se pensar a segurança.

No encontro, o prefeito de São Gonçalo, Neilton Mulim, manifestou sua preocupação com a onda de violência na cidade.

“São Gonçalo também teve um acréscimo na criminalidade. Em função disso, nós faremos uma reunião na terça-feira, às 14h, na Secretaria de Segurança, com representantes do Governo do Estado, Polícia Militar e população para traçarmos novos planos para a cidade”, afirmou.

Fonte: O Fluminense

-----------------------------------------

Leia também:
Reforço de mais cem homens e Companhia Destacada no Fonseca
RJTV 2a EDIÇÃO: "Governo anuncia reforço no policiamento em Niterói"
Beltrame anuncia novas companhias da PM em Niterói para conter onda de violência



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.