domingo, 6 de abril de 2014

Prefeitura de Niterói dá primeiro passo para construção de skatepark


Após anos de uso, a pista de São Francisco receberá um novo visual e poderá atender melhor aos amantes do skate. Foto: Lucas Benevides


Layout do novo Skate Park.


Marcel Tardin

Poder público afirma que obras para remodelação total da pista de São Francisco vão sair do papel. A previsão é que comecem ainda no segundo semestre deste ano

Um grito em tom de manifesto foi ouvido das ruas de Niterói e segue ecoando forte através das reivindicações dos skatistas da cidade, que, com o auxílio da Prefeitura, começam a enxergar o sonho de receber uma pista adequada para a prática do esporte se concretizar. O poder público lançou durante esta semana as maquetes gráficas oficiais dos projetos de remodelação da pista de São Francisco, na Zona Sul, e do skatepark que será construído na mesma área. A previsão é que as obras comecem no segundo semestre deste ano.

Após uma série de reuniões envolvendo representantes do poder público com membros da Associação Niteroiense de Skateboarding (ANS), o projeto foi definido e aprovado pelos skatistas, que por anos conviveram com buracos e rachaduras na principal pista da cidade. Segundo o secretário de Esportes Bruno Souza, a Emusa (Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento) já confirmou o processo de licitação e em pouco tempo a remodelagem de todo o halfpipe deve sair do papel.

“A primeira reforma nós já licitamos e está a ponto de começar, provavelmente até o fim de abril o processo deve ter início. Já a outra licitação, para o skatepark, deve sair até o fim do mês. Burocraticamente, até o meio do ano, já devemos ter boas notícias para os skatistas”, explicou o secretário.

Além disso, o design do skatepark, que deve ser construído no espaço próximo ao canal de São Francisco, foi produzido pelos skatistas que projetaram uma das principais pistas do continente.

“O parque foi desenhado pelas mesmas pessoas que realizaram o projeto do skatepark de Madureira, que é referência nacional. São pessoas que entendem do esporte. Acho que isso vai dar a chance para todos se unirem nesse lugar, incentivar e credenciar a cidade para receber eventos a nível estadual e nacional”, esclareceu Bruno.

O comerciante e skatista Bruno Lobato, um dos precursores do movimento da Skateata e membro da ANS, discorreu sobre o andamento das reuniões com o poder público e deu maiores detalhes sobre as intenções da Prefeitura de Niterói de promover o esporte urbano.

“Nós estamos em conjunto com a Prefeitura ajudando a fazer os projetos da forma correta e por empresa especializada. A Prefeitura tem se mostrado muito interessada em fazer um bom projeto. A única coisa que está faltando é uma posição oficial de quando começará a obra”, afirmou, acrescentando. “O projeto tem previsto a construção de banheiros e bebedouros, uma coisa que faz muita falta. Também desejamos que a pista funcione 24 horas – com exceção dos banheiros e bebedouros em virtude de possível mau uso na madrugada. A pista deve ficar aberta 24 horas, porque os skatistas mais experientes precisam da pista mais livre e a madrugada é ideal para os treinos”.

Além de São Francisco, outro local que deve ganhar um skatepark futuramente é o Horto do Fonseca, porém ainda não há previsões de obras no local.

“Sei o quanto isso é importante para a cidade, a recuperação da pista é um desejo antigo. A tribo do skate merece um local otimizado para praticar seu esporte”, finalizou Bruno Souza.
Fonte: O Fluminense


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.