domingo, 8 de dezembro de 2013

Niterói: Moradores e lojistas apoiam ocupação da PM


Moradores observam a chegada de PMs ao Morro do Estado Agência O Globo / Jorge Casagrande

Operação abre caminho para a instalação de companhias nos morros do Palácio e do Estado

NITERÓI - Iniciada na última quinta-feira, a ocupação para a instalação de companhias destacadas do 12º BPM (Niterói) já vem sendo elogiada por associações do município. Moradores e lojistas aprovam a decisão do governo estadual de instalar unidades policiais nos morros do Palácio e do Estado.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Ingá e da Boa Viagem, Carlos Augusto Valdetaro, a medida começa a proporcionar benefícios para a região.

— Era uma revindicação antiga, feita há quatro anos. As Unidades de Polícia Pacificadora implantadas no Rio reduziram a criminalidade por lá, mas bandidos acabaram se refugiando em Niterói. Agora, não vemos mais a presença de bandidos armados nas comunidades ocupadas, bastaram alguns dias para essa situação mudar. A Rua Presidente Pedreira, um dos acessos ao Morro do Estado, vinha sendo chamada de Rua do Perdeu, devido aos constantes assaltos — afirma Valdetaro.

O presidente do Sindicato dos Lojistas de Niterói (SindiLojas), José Luiz Pascoal, também acha que a ocupação mudará a cidade.

— Essa é uma medida importantíssima, que deveria ter vindo antes porque reclamávamos do aumento da violência há alguns anos. A presença da polícia vai aumentar a sensação de segurança. Certamente, os índices de criminalidade diminuirão bastante, acredito que poderemos perceber isso ainda neste fim de ano — avalia Pascoal.

O otimismo em relação à instalação das primeiras companhias destacadas inspira planos para ações semelhantes em outras áreas da cidade. De acordo com o comandante do 12º BPM, tenente-coronel Gilson Chagas, as próximas ocupações acontecerão em Pendotiba, em janeiro, e no Fonseca, até março.

— A lógica das companhias destacadas está atrelada às áreas de atuação de cada delegacia da cidade. Assim, a companhia do Fonseca estará ligada à 78ª DP, que alcança também Engenhoca e Barreto, enquanto a de Pendotiba auxiliará a 79ª DP, que cobre ainda Maria Paula e o Largo da Batalha. No momento, estamos procurando áreas que possam ser utilizadas para a instalação de nossas unidades nessas regiões — informa o oficial.

Fonte: O Globo Niterói

---------------------------------------------
Saiba mais em:
Choque de ordem após ocupação das comunidades de Niterói
Prefeitura de Niterói intensifica oferta de serviços públicos nos morros do Estado e do Palácio
Segurança: comunidades de Niterói ganham companhia destacada
Forças de segurança implantam Companhias Destacadas em três comunidades de Niterói


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.