sábado, 6 de julho de 2013

Museu Janete Costa de Arte Popular será reaberto no próximo dia 10

Inaugurado precariamente nos últimos dias da gestão passada, sem funcionários designados e sem condições operacionais, o Museu Janete Costa finalmente será aberto ao público.




Abertura está programada para as 19h com exposições como atração. Local conta agora com sistema de sonorização especial. Local estava fechado desde o dia 28 de janeiro


A Prefeitura Municipal de Niterói reabre o Museu Janete Costa de Arte Popular, no próximo dia 10 de julho, às 19h, com as exposições “A Cátedra de Pedro: as Medalhas contam a História”, “Santeiros Populares Paulistas” e “Contra Ponto”. As duas primeiras mostras fazem parte das atividades da Jornada Mundial da Juventude e serão realizadas em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e com a Arquidiocese Metropolitana de São Paulo. Já a “Contra Ponto”, que ocupará o segundo pavimento do Museu, é resultado de uma parceria com o Museu Internacional de Arte Naïf e com o Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro (Museu do Ingá) e faz uma homenagem ao artista popular Mudinho da Praia Rasa.

Fechado desde o dia 28 de janeiro, por falta de infraestrutura e pessoal, após 6 meses de obras, o Museu Janete Costa será reaberto pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves. Entre as melhorias, destaque para o sistema de sonorização especial que o Museu ganhou e que vai contribuir com a ambientação de cada exposição.

De acordo com Rodrigo Neves, o Museu tem um simbolismo especial para a cidade, por abrigar a cultura popular de todo o País e por homenagear Janete Costa, uma mulher sensível e que soube captar a alma e resgatar os valores da arte popular.



Para o prefeito, Niterói pode se orgulhar por ter em áreas tão próximas a genialidade de Oscar Niemeyer, com o MAC e o acervo de arte contemporânea; a sensibilidade acadêmica do também genial pintor Antônio Parreiras, no Museu que leva seu nome; o Museu do Ingá, com seu rico acervo histórico; e a arte popular, no Museu Janete Costa.

O secretário municipal de Cultura, Arthur Maia, destaca que o Museu Janete Costa é um marco histórico no município, que deverá atrair a população, estudiosos e turistas para o local. Segundo Maia, várias atividades, como oficinas (papel, mosaico e brinquedo), cineclubes, visitas guiadas e contação de histórias, serão realizadas no Museu, a partir do mês de agosto. “A Arte Popular e os artistas ganham um espaço com a dimensão da grandeza de Janete Costa”, ressalta.

O presidente da Fundação de Arte de Niterói e pesquisador da cultura popular do País, André Diniz, lembra que Janete Costa teve importante passagem por Niterói. “Janete aqui morou e inaugurou seu primeiro escritório de arquitetura”, destaca.

Sem fazer distinção das diferentes classificações dentro do mundo das artes, Janete Costa admirava a arte em si e afirmava que “para entender a arte é preciso aprender a olhá-la”. E foi com esta crença que a própria Janete sugeriu a ideia da construção de um museu de arte popular. Mas antes de ver sua ideia realizada, a renomada arquiteta de interiores faleceu, deixando um legado de muita arte, em sua coleção, além de histórias populares.

O Museu Janete Costa reabre num momento especial, quando será realizado o Festival da Juventude, que faz parte das atividades da Jornada Mundial da Juventude. Para a abertura, o Museu receberá, no primeiro piso (térreo), duas exposições ligadas ao evento religioso: “A Cátedra de Pedro: As Medalhas Contam a História” e “Santeiros Populares Paulistas”. A primeira traz para Niterói biografias dos papas representadas em medalhas, que contam trechos importantes da história da Igreja Católica, em peças em ouro, prata e cobre. A segunda mostra, “Santeiros Populares Paulistas”, exibirá esculturas de santos católicos, mais conhecidas como paulistinhas produzidas por santeiros, nos séculos XVIII, XIX e início do XX, que se destacam como peças de devoção popular, para culto doméstico. As obras das duas exposições pertencem ao acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo.



Já a exposição “Contra Ponto”, que conta com a curadoria do professor Wallace de Deus Barbosa (do Departamento de Arte da UFF), ocupará todo o segundo pavimento do Museu e reunirá um conjunto de obras do artista popular “Mudinho”, mais conhecido como “Mudinho da Praia Rasa”, que pertence ao Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro. Como contraponto às obras deste célebre artista popular a mostra contará com quadros “primitivistas”, do Museu Internacional de Arte Naïf, de pintores brasileiros, que estabelecerão um diálogo pictórico com as esculturas do Mudinho.

As três exposições poderão ser visitadas até o dia 11 de agosto, de terça a domingo, das 10h às 18h. O Museu Janete Costa de Arte Popular fica na Rua Presidente Domiciano, 178-182, Ingá, Niterói-RJ. Abertura: 10 de julho (quarta-feira), às 19h. Data: de 11 de julho a 11 de agosto de 2013. Horário de visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada franca. Informações: 2705-3929.

Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.