quarta-feira, 17 de julho de 2013

Conferência Municipal de Promoção de Igualdade Racial aprova propostas para Niterói


Secretária Executiva da Prefeitura Municipal de Niterói, Maria Célia Vasconcelos fala durante a Conferência. Foto de Luciana Carneiro (PMN).

Após três dias de debates e reflexões sobre a questão do preconceito contra a população negra, a 3° Conferência Municipal de Promoção de Igualdade Racial terminou, neste domingo (14/07), com a aprovação de diversas propostas para o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial. 

Entre elas, estão a criação de um museu da cultura negra e a capacitação de professores para o ensino da História da África nas escolas, em atendimento à Lei 10.639, de 2003, ainda não regulamentada na cidade. 

Cerca de 150 pessoas participaram das atividades. Durante a conferência, foi eleito pela primeira vez o Conselho Municipal de Igualdade Racial, com 11 representantes do governo e 11 da sociedade civil. 

Na abertura das atividades, na sexta-feira, a secretária-executiva da Prefeitura de Niterói, Maria Célia Vasconcelos, destacou que a eleição deste grupo era o principal objetivo do evento. Ela afirmou ainda que, em seis meses, o atual governo tomou medidas importantes em benefício da população mais pobre e negra, como o programa Morar Melhor, que vai construir cinco mil moradias populares nos próximos quatro anos e também a inauguração de três Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs).

"Queremos trazer a população mais pobre e negra uma situação nova, em que ela possa se mostrar em todos os lugares. Estamos fazendo um grande esforço para que a população negra tenha voz e condições de decidir o seu destino", disse Maria Célia.

Este ano, o tema escolhido para a conferência foi “Democracia e desenvolvimento: por uma Niterói sem Racismo, um Estado e um Brasil afirmativo!”. O número de sugestões para a votação do conselho foi tão grande que a aprovação vai continuar na próxima quarta-feira (17/07), às 19h, no auditório da Fundação Municipal de Educação.

"O poder público está tendo um olhar diferenciado para as políticas de igualdade racial e os movimentos sociais. Trazer essas políticas à tona marca um momento novo para a cidade. Quando discutimos o direito das pessoas, tudo é muito importante", disse a coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Niterói, Tatiara Souza.
 

Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.