segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Prefeito de Niterói apresenta plano de prevenção a desastres naturais



 
 
Fotos de Leonardo Simplício.

Rodrigo Neves quer monitorar as condições meteorológicas da cidade. Plano é para evitar tragédias como a do Morro do Bumba, em 2010.

O prefeito de Niterói, na Região Metropolitana, Rodrigo Neves, apresentou na manhã desta segunda-feira (14), o Plano Chuvas de Verão, de prevenção a desastres naturais. O plano, que tem como principal objetivo evitar tragédias como a do Morro do Bumba, ocorrida em abril de 2010, será coordenado pelo vice-prefeito do município Axel Grael e toda equipe da Defesa Civil.

“O plano foi feito em cinco dias. Se essa chuva forte viesse para cá, já teríamos condições de enfrentar esse tipo de emergência. Diferente do Bumba, que foi uma região assolada pela chuva e nós não estávamos devidamente preparados para enfrentar aquele tipo de problema", explicou Axel.

Entre os planos estão: coordenar os órgãos responsáveis por monitorar a chuva, como a Defesa Civil e as secretarias do município, estabelecer medidas preventivas e rápidas, monitorar as condições meteorológicas da cidade, atender as emergências, montar um gabinete de crise, mobilizar plano emergência de comunicação e avaliar os lugares com risco iminente de deslizamento.

Primeiro sistema de alerta de chuvas

O secretario estadual de Defesa Civil, coronel Sergio Simões disse durante a coletiva que o município de Niterói vai receber, em breve, o primeiro sistema de alerta e sirenes de chuvas. Ele acrescentou ainda que 29 locais da cidade serão contemplados. No entanto, os nomes desses lugares só serão divulgados na próxima semana.

Prioridades e detalhamento

 O vice-prefeito acrescentou ainda que cada secretaria terá até sexta-feira (18) para apresentar ao prefeito Rodrigo Neves um detalhamento da atuação e também da linha de comando que serão usados nas ações de emergência. Ele ainda lembrou que atualmente Niterói tem 1183 pontos de deslizamento e que em qualquer problema relacionado à chuva, os telefones da Defesa Civil da cidade são 199 e 2717-2631.

Ainda segundo Axel, a prefeitura vai trabalhar também com algumas prioridades. "Temos que focar no plano de contingência, nas obras de contenção e drenagem de encosta e também na implantação de uma estação meterologica no Parque das Águas, que será instalada até início de fevereiro", concluiu o vice-prefeito Axel Grael.

Fonte: G1

--------------------------------------------------------------------------
Leia também: Prefeitura de Niterói ganha espaço em Centro de Operações do Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.