segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Governo do Estado inicia 2ª. fase de recuperação da Lagoa de Piratininga



Obras de renovação ambiental incluem dragagem do fundo assoreado e instalação de comportas para controle do fluxo de entrada e saída das águas do mar

Quando: terça-feira (22/01); às 10 horas

Onde: Av. dos Pescadores, próximo à ponte do Tibau, Lagoa de Piratininga, Niterói

A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) dão partida, nesta terça-feira, à segunda etapa de obras para a dragagem e revitalização ambiental de um dos mais belos cartões-postais da Região Oceânica de Niterói: o complexo lagunar de Piratininga-Itaipu.

A cerimônia de início dessa importante fase de obras contará com a presença, entre outros, do secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, da presidente do Inea, Marilene Ramos, do prefeito e do vice-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves e Axel Grael, e do secretário municipal de Meio Ambiente, Daniel Marques.

As obras dessa segunda etapa incluem o desassoreamento do fundo da Lagoa de Piratininga, com a retirada de ilhas de material lodoso na entrada dos canais do Timbau e de Camboatá, além da instalação de comportas para um melhor controle do fluxo de entrada e saída das águas do mar no sistema lagunar na região e da retirada de pedras lançadas por ondas e correntes marítimas para os leitos dos canais e da lagoa.

As iniciativas do Governo do Estado têm por objetivo reverter a degradação ambiental do sistema lagunar da região, a partir da renovação, circulação e melhoria da qualidade das águas das lagoas de Piratininga e de Itaipu.
Orçadas em R$ 5 milhões, as obras dessa segunda fase de intervenção ambiental fazem parte de projeto do Governo do Estado para a recuperação das lagoas fluminenses.

Assessoria de Imprensa
Marta Simões

Coordenadora
Avenida Venezuela, 110/2° andar – Praça Mauá
Rio de Janeiro – RJ CEP: 20.081-312
55 21 2334-9442/6922-4433/8496-0563/8749-8590

https://www.facebook.com/marta.simoes.5201
Mais informações em www.inea.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.