terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Um Natal "a ver navios": o mistério do Solent



Passei o último fim de semana curtindo esse belo visual (acima), em Itaipuaçu, Maricá (RJ). Um belo e aprazível local para o descanso natalino com a família.

Ontem, na véspera de Natal, ao observar o horizonte, reparei intrigado a movimentação de um navio cargueiro (graneleiro) que parecia navegar em círculos. Reparei no navio pela primeira vez, por volta de 8:30h.

Fiz o seguinte comentário no Facebook:
Estou em Itaipuaçu, Maricá (RJ). Desde o início da manhã, vejo um navio (um graneleiro?) no horizonte, ao Sul da entrada da Baía de Guanabara, navegando em círculos, no sentido anti-horário.

Estou intrigado com o motivo para a manobra tão inusitada e persistente.

Seria uma operação de teste de máquinas, aguardo de alguma coisa (mas navegando em círculos?) ou outro motivo meramente operacional? Vejo o navio ao longe, lá no horizonte e, portanto, não tenho motivo para afirmar nada, mas espero que não esteja limpando os seus porões, lançando ao mar água de lastro ou cometendo qualquer outra irregularidade.
Um grande número de pessoas (cerca de 40) passou também a acompanhar a movimentação do navio e publicaram comentérios no Facebook. Diante da estranheza do fato, muitos - talvez precipitadamente, eu também acabei estimulando a suspeita - levantaram a possibilidade do navio estar fazendo algo errado, como a lavagem dos tanques. Provavelmente, tratou-se de uma suspeita injusta, mas como manchas de óleo no mar da Baía de Guanabara e ao longo do seu litoral têm sido uma coisa recorrente, somos induzidos rapidamente a esta hipótese. É o DNA ambientalista!

O velejador dinamarquês Jan Nikolaj Jensen, "baixou a bola" entrou no nosso debate feicibúquico e afirmou corretamente:

Feliz Natal e navios nao precisa navegar para limpar poroes. Talvez esta a deriva esperando piloto e preguisa abordo.

É verdade. A suspeita do crime ambiental era por demais precipitada...


UMA BELA DICA: APRENDA A DESCUBRIR QUEM SÃO E ONDE ESTÃO OS NAVIOS!!!

Mas, um comentário do velejador, blogueiro e divulgador da vela, Murillo Novaes, deu a dica que valeu pelo episódio todo: postou o link de um site sensacional que permite que se observe o deslocamento de navios no mundo todo, em tempo real!!!

Não deixe de conferir. Trata-se do Marine Traffic: www.marinetraffic.com

Através do site descobrimos quem era o navio que navegava à distância ao largo da Baía de Guanabara. Tratava-se do Solent, navio de bandeira maltesa. Dados do navio:

Navio: Solent
Bandeira: Malta
Tipo de Navios: Carga
Estado: A navegar
Velocidade/trajecto: 6.5 kn / 178˚
Comprimento x largura: 189 m X 27 m
Calado: 9 m
Destino: RIO DE JANEIRO
ETA: 2012-12-24 10:00 (UTC)

Através do site Marine Traffic, chegamos à rota do Solent e confirmamos que o navio navegava em círculos, como se aguardasse algo. Veja abaixo:

Registro da rota do navio Solent, diante da Baía de Guanabara, de acordo com o site Marine Traffic.

Enfim. O site é de fato um excelente instrumento para órgãos ambientais e para quem fica de olho no que acontece no mar, como eu!

Persiste a curiosidade. O que fazia o Solent?


Aproveito para desejar um FELIZ NATAL aos leitores do BLOG do AXEL GRAEL. Bons ventos para todos!

Axel Grael

Um comentário:

  1. Vou investigar! Me parece que eles aguardava instrucoes de anchoragem. Infelizmente os portos e contratos Brasileiras de carga tem muitos Demourage pelos faltas operativos provocado pelo burocracia.

    Agora vamos todas a ver e tentar parar as pescaria ilegal perto da costa. Vejo embarcacoes de pesca, sem identificacao e nomes pescando quasi na praia, e com redes de cerca.....DENUNCIA!

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.