quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Regata 80 anos do Cristo Redentor / Paquetá Sustentável foi um grande sucesso

A Regata 80 Anos do Cristo Redentor/Paquetá Sustentável, promovida no dia 13 de agosto de 2011 pelo Projeto Grael e pelo Rio Yacht Club e patrocinada pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, contou com a participação de 59 barcos e levou cerca de 300 velejadores para o Iate Clube de Paquetá.

Num belíssimo dia de sol, com um atípico vento terral (Nordeste), e uma forte maré enchente que ajudou a levar os velejadores para o objetivo: chegar a Paquetá. Alguns (como eu) tiveram dificuldades para chegar a Paquetá, pois no fim da tarde o vento morreu e a maré inverteu-se, obrigando a todos a ter toda a calma e paciência para concluir a regata.

No PIC - Paquetá Iate Clube, os velejadores foram recebidos por uma feijoada oferecida pela Arquidocese do Rio,patrocinadora da Regata 80 Anos do Cristo Redentor. Depois, o programa foi prestigiar a Festa de São Roque, evento tradicional da Ilha de Paquetá.

O evento ajudou a divulgar a iniciativa Paquetá Sustentável, que pretende fazer da Ilha de Paquetá, na Baía de Guanabara, um modelo do que poderá ser um bairro sustentável na cidade do Rio de Janeiro.

Agradecemos a todos os participantes, a todos a equipe do Projeto Grael e do Rio Yacht Club que participaram da organização e da Comissão de Regatas, ao Tonico e toda a equipe da Revista Velejar e Meio Ambiente, à empresa IMS/Sailing, organizadora da Patescaria, à Arquidiocese do Rio por ter incluído a regata na programação de comemorações da estátua do Cristo e ao Lars Grael que foi o idealizador da Regata.

Veja aqui os resultados da Regata Paquetá Sustentável

Veja algumas fotos da Regata, registradas por Christa Grael.

Largada da regata, em frente ao Rio Yacht Club (Sailing), na Enseada de Jurujuba, Niterói.

Flotilha a caminho de Paquetá.

Chegada em Paquetá, sob ventos fracos.

Veleiro Tangará, de Lars Grael, cruza a linha de chegada.

Veleiro São Joaquim (de dois mastros), do Projeto Grael, enfim aproxima-se da linha de chegada, após perder várias posições nos últimos metros.

Grande quantidade de barcos no cais do Paquetá Iate Clube.

Hospitalidade do Paquetá Iate Clube, que recebeu os velejadores de braços abertos.
PATESCARIA

No domingo, dia 14/08/2011, dia dos Pais e dia seguinte da realização da Regata 80 Anos do Cristo/Paquetá Sustentável, foi realizada a Patescaria, evento tradicional que já existe há 30 anos. A flotilha partiu de Paquetá por volta de 13:00h, e chegou na Marina da Glória, após enfrentar condições bem adversas: ventos que oscilaram entre uma brisa fraca e um forte sudoeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.