terça-feira, 30 de agosto de 2011

Regata Aratu-Maragogipe 2011: o emocionante espetáculo dos saveiros da Baía de Todos os Santos

Apresento aqui um registro de um espetáculo que é capaz de emocionar qualquer brasileiro que ama as coisas do mar e que respeita uma tradição construída ao longo de gerações de marinheiros. Trata-se da participação dos saveiros na Regata Aratu-Maragogipe.

No último dia 20 de agosto, tive a oportunidade de acompanhar este acontecimento. A Regata Aratu-Maragogipe é a mais concorrida regata do calendário náutico da Bahia, e leva centenas de embarcações de todos os tipos a cruzar a Baía de Todos os Santos. A cada ano cresce o número de embarcações do Brasil todo que se inscrevem para curtir este evento com os velejadores baianos.

Os saveiros já foram uma peça fundamental da economia e da cultura baiana. Cerca de 1.500 destas embarcações transportavam produtos e pessoas entre as praias e outros destinos do Recôncavo Baiano. A construção das estradas foi aos poucos retirando os saveiros de circulação, pois tiveram que concorrer com o transporte rodoviário.

Quase foram extintos. Isso só não aconteceu pela perseverança de alguns mestres que não desistiram de manter as suas majestosas embarcações singrando aquelas águas e graças ao esforço da Associação Viva Saveiro, que luta para que "não deixar este tesouro ir para o fundo mar" (slogan da organização). A organização arregimenta patrocinadores e apoiadores que adotam os velhos saveiros e alocam recursos para a restauração das embarcações. Os barcos "adotados" continuam em propriedade dos velhos mestres, que obtém ajuda para manter as suas embarcações ativas e nos brindando com a sua presença.

Veja as fotos abaixo da belíssima participação dos saveiros na Regata e curta esta velejada através da nossa história.


Saveiros se aproximam da bóia que deverá ser contornada antes de tomarem o rumo de Maragogipe. Estas embarcações não largam de Aratu, mas da Ribeira, onde hoje é o porto da maioria das embarcações remanescentes. Foto de Axel Grael, 2011. 

Saveiros se aproximam da bóia, enquanto um pescador (primeiro plano) continua tranquilo a sua atividade. Foto de Axel Grael, 2011.

Saveiro monta a bóia e dirige-se a Maragogipe. Foto Axel Grael, 2011.
A presença dos barcos históricos reflete no mar. Foto de Axel Grael, 2011.

Saveiros disputam a posição logo após cambar a bóia. Foto de Axel Grael, 2011.

Saveiros velejam placidamente diante das nuvens de chuva que se formam ao fundo. Foto de Axel Grael, 2011. 

UMA DAS DELÍCIAS QUE OS SAVEIROS NOS BRINDAM SÃO OS SEUS BELOS E POÉTICOS NOMES:

"Sombra da Lua". Foto de Axel Grael, 2011.

"Mensageiro do Destino". Foto de Axel Grael, 2011.

"Rompe nuve". Foto de Axel Grael, 2011.

------------------------------
Veja mais sobre a Regata Aratu-Maragogipe em:
http://axelgrael.blogspot.com/2011/08/regata-regata-aratu-maragogipe-se-firma.html
http://axelgrael.blogspot.com/2009/08/regata-de-saveros-na-bahia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.