quinta-feira, 4 de agosto de 2011

42ª Regata Aratu-Maragojipe terá presença de Lars Grael


Saveiros na regata Aratu-Maragojipe

Escrito por Assessoria do Evento


O Aratu Iate Clube da Bahia já está em contagem regressiva para a 42ª Regata Aratu-Maragojipe 2011, que acontece no próximo dia 20, devendo mudar a rotina da Baía de Todos os Santos, um dos mais belos cartões-postais do Estado. A edição da prova, que é a mais importante do Brasil na categoria percurso e uma das mais expressivas da América Latina, deve reunir 200 embarcações e cerca de mil atletas, entre as estrelas os iatistas campeões Lars Grael e Eduardo Penido, que estarão no barco Sorsa.


A grande novidade deste ano fica por conta da comissão julgadora formada pela Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), que vai possibilitar uma maior rapidez no cálculo dos resultados para que a premiação ocorra logo após o final da regata, ainda naquele município. Outra novidade é a preocupação com o social: ao fazer as inscrições, os atletas doarão alimentos não-perecíveis para serem distribuídos a instituições beneficentes.

Com largada prevista para as 10 horas, da entrada do canal de Aratu, a competição tem apoio da Secretaria de Turismo e da Bahiatursa. O percurso da prova é de aproximadamente 32 milhas náuticas, o equivalente a 60 quilômetros, porém o tempo para conclusão da rota varia entre 2h30 (embarcações mais velozes) e 7h (as mais lentas). Em Maragojipe, os velejadores serão recepcionados pelas autoridades locais e pelos moradores, no píer da cidade.

Maragojipe, a 133 km de Salvador, fica no ponto de encontro do Rio Paraguaçu com o Rio Guaí, formando uma extensa região de lagamar, cercada por cerca de 30 quilômetros de manguezais de aproximadamente 30 metros de largura. Apresenta excelentes condições para o turismo náutico, contando, inclusive, com uma ponte de atracação para embarcações de grande porte. Com forte tradição religiosa, a pacata cidade se transforma durante o mês de agosto, quando é celebrada a festa de seu padroeiro, o santo São Bartolomeu.

Turismo Náutico

Atualmente o turismo náutico da Bahia vem conquistando reforços importantes para o seu desenvolvimento no Estado. Além da desoneração fiscal, contará nos próximos anos com investimentos da ordem de R$133.89 milhões, que serão feitos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento para melhorar a infraestrutura na Baía de Todos-os-Santos. Os recursos irão para a melhoria e implantação de píeres, atracadouros, marinas e construção de uma estrada batizada Via Náutica Baía de Todos-os-Santos.
 
Fonte: Galaticos Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.