terça-feira, 2 de agosto de 2011

Site do Ministério do Esporte divulga o Projeto Grael

Barco São Joaquim, do Projeto Grael, veleja na Baía de Guanabara. Foto Fred Hoffmann.

Lei de Incentivo: Ventos de Cidadania populariza vela no Rio de Janeiro

O Projeto Grael – Ventos de Cidadania, criado há 12 anos, no Rio de Janeiro, já beneficiou 10 mil alunos da rede pública de ensino e revelou campeões mundiais da vela. Implementado pelo Instituto Rumo Náutico, em Niterói, o projeto oferece apoio a atividades esportivas e cursos profissionalizantes para crianças e jovens entre nove e 24 anos.

Há quatro anos, o patrocínio da Oi, viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte, possibilita que os jovens sejam acompanhados pelo instituto por vários anos. O patrocínio é de aproximadamente R$ 1,2 milhão. A cada semestre, são abertas 400 novas vagas.

“A gente fica com as crianças e adolescentes de três anos e meio a quatro anos, o que nos dá a oportunidade de fazer a diferença no processo educativo de formação desse cidadão”, diz Joanna Dutra, gerente adjunta do Instituto Rumo Náutico.

A diferença tem nomes. Alunos do projeto, Samuel Gonçalves, Allan Tavares, Hallan Batista e Alex Sandro Mattos se tornaram campeões mundiais: venceram, este ano, a tradicional regata Cape Town-Rio, que liga a Cidade do Cabo, na África do Sul, ao Rio de Janeiro.

Metodologia

Ideia dos irmãos Torben e Lars Grael e do também velejador Marcelo Ferreira, o Instituto Rumo Náutico vem desenvolvendo uma metodologia própria de esporte e educação. Metodologia essa que serviu, inclusive, como base para outros programas semelhantes, como o Navega São Paulo, do governo de São Paulo, e o Projeto Navegar, iniciativa desenvolvida em diversas cidades brasileiras. Além dos cursos esportivos e profissionalizantes, também oferece um programa ambiental aos seus alunos.

“Tínhamos o objetivo de popularizar a vela, que até então era um esporte elitista, mesmo sendo o esporte que mais trazia medalhas para o País. Agora utilizamos os esportes náuticos como instrumento de educação, de estimulo a profissionalização e de construção da cidadania”, diz Joanna.

Premiação

No próximo dia 8 de agosto, o Ministério do Esporte festejará a entrega do Prêmio Empresário Amigo do Esporte 2011. A cerimônia reunirá empresários, atletas e autoridades esportivas às 19h30, no Esporte Clube Pinheiros. Veja mais informações no endereço www.esporte.gov.br/premio .

Confira a reportagem em áudio

Ouça o áudio de entrevista da Gerente Executiva Adjunta do Projeto Grael, Joanna Dutra

Fonte: Ministério do Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.