Foto de Guilherme Pinto, Jornal Extra. |
Manhã de sol e eles estão na praia. Nenhuma novidade para os alunos do Pojeto Grael, em Niterói, acostumados com a brisa do mar e a companhia das gaivotas. Mas a vida desses garotos, com idade entre 9 e 24 anos, não é assim, só sombra e água fresca. Eles estudam para velejarem profissionalmente e, quem sabe, se transformarem em atletas olímpicos.
A cada semestre, 350 estudantes de escolas públicas são selecionados para participar das atividades. As inscrições obedecem o mesmo calendário adotado pela rede pública de ensino. Até os 15 anos, o esporte é exclusividade. A partir dessa idade, eles também recebem aulas de marcenaria náutica, mecânica para motor a diesel e de popa, eletroeletrônica, capotaria (costura náutica), entre outros.
Os alunos que se destacam na vela recebem treinamento especial, de alto rendimento. Três deles vão para a África do Sul, em janeiro, disputar a regata Cidade do Cabo-Rio.
- Quando contei na minha casa que ia para a África do Sul, ninguém acreditou. Essa vai ser uma oportunidade para eu mostrar meu talente e abrir novas portas no esporte - conta Alex Sandro Matos de Carvalho, de 21 anos, um dos atletas selecionados para a viagem.
O jovem do Morro do Preventório, na Zona Sul de NIterói, sonha alto: quer ser campeão olímpico, como seu ídolo, o hexacampeão mundial, Torben Grael.
Novas unidades
O Projeto Grael vai expandir seus cursos para outras dez cidades das regiões Nordeste, Sul e Sudeste do país. No Rio, serão três centros de treinamento: na Ilha do Governador, em Paquetá e na Marina da Glória. A ideia é criar, no Brasil todo, uma rede de franquias sociais, onde profissionais serão treinados para levar a metofologia do projeto para suas comunidades. O site da iniciativa é o http://www.projetograel.org.br/.
Veja o vídeo com depoimentos: Projeto Grael
Fonte: Jornal Extra On Line, Rio de Janeiro, 20-11-2004.
A matéria publicada na edição impressa foi bem mais extensa (matéria de página inteira) que o publicado na versão On Line.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.