segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dilma presidente!!!!

Enfim, após meses (ou anos) de campanha eleitoral, de promessas (sonhos e pesadelos), de exercício democrático (ainda temos que melhorar muito) e de união em torno de ideias para o Brasil (a melhor parte de tudo isso), temos enfim a definição sobre quem nos governará pelos próximos quatro anos: a economista Dilma Roussef, do PT. A primeira mulher presidente do país!!!

Dilma, os governadores, senadores e deputados eleitos representam a vontade da maioria dos brasileiros e são agora a nossa cara, sejam eles do nosso gosto ou não. Mas, a democracia não é feita só dos vencedores. A nossa nova cara também é o registro das campanhas e das mensagens deixadas por candidaturas derrotadas mas que marcaram a campanha, como no caso emblemático de Marina Silva, nova liderança do verdes brasileiros. Que ela também seja ouvida e faça diferença.

Enfim. Agora é "à vera". A campanha eleitoral passou e fica para a história. Superamos a fase do "eu prometo fazer" e chegamos à etapa do efetivo fazimento, como dizia Darci Ribeiro.

Inicia-se agora uma fase interessante em todo o Brasil. Muitas novidades a cada dia: anúncio das equipes de governo, dos projetos, das primeiras ações. Gosto de acompanhar esta fase, não como um expectador de reality show, mas como um observador político, inclusive com a experiência de quem já acompanhou este processo de perto em outras ocasiões (que fique claro: não desta vez!). Não sai da nossa imaginação e da nossa curiosidade toda a efervecência dos bastidores, com as disputas e as intrigas na luta pelos pedaços mais cobiçados do poder. Assistiremos nos próximos meses ao jogo de xadrez dos acordos políticos e da construção da "nova cara real" do governo.

Logo, experimentaremos a fase do otimismo, típica do início das gestões públicas. Diante do impacto gerado pelos anúncios de realizações, virá o ufanismo dos partidários e demais apoiadores. A maioria da população, na expectativa, passará a sonhar com as realizações prometidas ao longo da campanha e do primeiro ano de governo. Depois..., bem, costuma vir a realidade... Mas, que fique de lado a chatice dos eternos céticos de plantão.

Vamos torcer pelo Brasil. Mas, que não se entenda torcer como um mero gesto passivo. O voto não pode ser o único ato patriótico e cívico. A verdadeira democracia requer muito mais. Que os brasileiros, sejam eles eleitores de Dilma, dos novos governadores ou de seus adversários, atendam o apelo conciliatório e o chamado à ação da nova presidente e não se admitam ficar apenas na arquibancada. Que arregacem as mangas e entrem em campo. Torcer, no caso, deve ter uma conotação ativa, significa engajar-se na militância cidadã, contribuindo, cada um a seu modo, para que os avanços necessários ao país - estejam eles contidos nas promessas de campanha ou não - sejam alcançados. E que agregue-se ao conceito de torcer a crítica e a denúncia democrática e cidadã, sempre que o caminho se desvie do interesse nacional ou das promessas de campanha.

Um bom ponto de partida é estar atento e fazer o registro dos compromissos que se estabelecerão agora, não mais apenas na lógica eleitoral, mas na responsabilidade de governar o Brasil.

Assim, chamamos a atenção para alguns trechos que selecionamos do discurso de Dilma, proferido em Brasília, no dia 31 de outubro, logo após o anúncio de sua vitória na campanha para presidência da República:

ERRADICAÇÃO DA MISÉRIA: "...reforço aqui o meu compromisso fundamental que eu mantive e reiterei ao longo dessa campanha: a erradicação da miséria e a criação de oportunidades para todos os brasileiros e para todas as brasileiras. Ressalto, entretanto, que esta ambiciosa meta não será realizada apenas pela vontade do governo. Ela é importante, mas esta meta é um chamado à nação, aos empresários, aos trabalhadores, às igrejas, às entidades civis, às universidades, à imprensa, aos governadores, aos prefeitos e a todas as pessoas de bem do nosso país".
COMENTÁRIO: as ONG's tiveram muitas dificuldades no governo Lula - muito mais do que na gestão anterior, devido à escalada da burocracia, do aumento da morosidade dos processos administrativos e da estigmatização da ação das organizações da sociedade civil, seja devido aos escândalos, às polêmicas e as ditas ações moralizadoras, que não cumpriram o seu objetivo e engessaram a ação. Dilma terá que desobstruir os canais de parceria e destensionar as relações governo/sociedade civil.

SUSTENTABILIDADE: "...vamos buscar o desenvolvimento de longo prazo a taxas elevadas, social e ambientalmente sustentáveis. Para isso, zelaremos pela nossa poupança pública. Zelaremos pela meritocracia no funcionalismo e pela excelência no serviço público. Zelaremos por todos os mecanismos que liberem a capacidade empreendedora de nosso empresariado, de nosso povo".
COMENTÁRIO: no atual governo, algumas áreas do governo foram aparelhadas por partidos. A promessa é muito importante para recuperar a credibilidade da administração pública.

VISÃO DE DESENVOLVIMENTO: "A visão moderna de desenvolvimento econômico é aquela que valoriza o trabalhador e sua família, o cidadão e sua comunidade, oferecendo acesso à educação e saúde de qualidade. É aquela que convive com o meio ambiente sem agredi-lo, sem criar passivos maiores que as conquistas do próprio desenvolvimento".
COMENTÁRIO: que a visão realmente norteie as ações, principalmente na aprovação das obras do governo. Seria um avanço importante.

CONCILIAÇÃO POLÍTICA: "De minha parte não haverá discriminação, privilégios ou compadrios. A partir da minha posse, serei presidenta de todos os brasileiros e brasileiras, respeitando as diferenças de opinião, de crença e de orientação política".
COMENTÁRIO: este princípio será testado já na formação do governo.

CORRUPÇÃO: "Não haverá compromisso com erros, com desvio e com o malfeito. Serei rígida com o interesse público em todos os níveis do meu governo. Os órgãos de controle e de fiscalização trabalharão com o meu respaldo sem jamais perseguir adversários ou proteger amigos".
COMENTÁRIO: É muito bom que ela declare isso. Lula, ao longo do seu governo, muitas vezes atacou e desmereceu a ação destas instituições, em particular dos órgãos ambientais, Tribunal de Contas, etc.

2 comentários:

  1. Muito bom, Xexel!! Faço minhas, as suas palavras. Estou tb na torcida ativa!

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo Axel , gostaria muito de poder compartir de alguns de seus sonhos e de esperancas, porem nestes ultimos 08 anos de governo o que mais cresceu dentro de mim foi a indignacao, de ver tanta sujeira ser jogada para debaixo do tapete, penso que ainda temos que avanzar muito no Brasil , para poder ter uma sociedade comprometida com a verdade e com valores morais, alguns amigos dizem a mim , que estou despeitado e ...pensando bem deve ser verdade, pois eu acreditava que as mesmas caras pintadas, que um dia derrubamos a um corrupto da presidencia, fosse ajudar a fazer o mesmo para que um pouco de moralidade voltasse a dar-nos esperanca...porem....estar ha 20 anos fora do Brasil e ver que temos muito que mudar e nao ver que estas mudancas tem ocorrido me da tristeza,,,pobre Brasil. Terminando cito : ‎"Duas coisas sao infinitas: o universo e a estupidez humana; e eu nao estou seguro sobre o universo." Albert Einstein
    Um grande abraco e parabens pelo Blog.....

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.