quarta-feira, 2 de junho de 2010

Mundaú existe!!!! Ainda bem!!!!



Distrito de Mundaú, Município de Trairi, Estado do Ceará, Nordeste do Brasil
Bacia do Rio Mundaú, Corrente Sul Equatorial

Mais do que um endereço, os moradores do Mundaú querem mostrar que podem ser uma referência. É uma comunidade que corre atrás, que se organiza, pensa grande e ... trabalha para construir coletivamente o seu futuro.

Cansados do abandono, moradores do Distrito de Mundaú decidiram compensar a ausência do poder público juntando forças e organizando o Movimento Mundaú Existe. São professores (a maioria), pescadores, empresários, e lideranças comunitárias. Uma frente em defesa do lugar!

Mundaú é um local paradisíaco. Mar, vento, sol, praias, rio, dunas, mata atlântica, manguezal, pescadores/velejadores, barcos tradicionais com velas de tergal ou de "algodãozinho", muita sabedoria local.

Com a ajuda da ONG Embaixada Social, liderada pelos experientes e atuantes Johnson Sales e Edmar Jr, o Movimento Mundaú Existe promoveu um planejamento para gerar consensos em torno das prioridades para a comunidade. Dentre as prioridades de curto prazo, estabeleceram a vontade de implantar um programa voltado para o esporte da vela.

Em nome da comunidade, Johnson e Edmar que já conheciam o Projeto Grael, nos pediram ajuda. Precisamos de mais de um ano para conseguir compatibilizar agendas e dar o primeiro passo: visitar o local.

Conhecendo o local, constatamos que o Mundaú é "tudo de bom" para desenvolver-se um projeto náutico aos moldes do Projeto Grael:
  • Há uma tradição e uma vocação de vela (os pescadores usam barcos a vela para pescar e já realizam regatas com seus barcos)
  • Há uma valiosa cultura de maritimidade, viva e forte
  • O mar tem águas quentes e as praias são abrigadas dos rigores das ondas por linhas de recifes rochosos: boas condições de segurança.
  • Os ventos são quentes, constantes e fortes
  • Há grandes contingentes de crianças, jovens e adolescente, ávidos por oportunidades e novos desafios.
  • Acima de tudo, percebemos que há motivação e determinação.

O DESAFIO: agora, temos como desafio buscar meios e parcerias para viabilizar a implantação do Projeto Grael no local. Identificamos lugares com vocação para abrigar nossas atividade e podemos dizer que as condições são privilegiadas.

O momento é de colocar os sonhos no papel. Estamos animados.

MUNDAÚ EXISTE. Sorte do Brasil!!

5 comentários:

  1. Fico feliz com a visão de vcs sobre a Comunidade de Mundaú, e também estamos felizes por conhecê-los, Christa e Axel. A Embaixada Social dispõe seus dirigentes para pensar juntos o sonho de um Projeto do Rumo Náutico em Mundaú.
    Att,
    Edmar Junior - Coordenador Geral da Embaixada Social

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Junior.
    Contamos com a ajuda de vocês.
    Axel

    ResponderExcluir
  3. Agradecemos a família GRAEL por conhecer Mundaú e dar-lhe um voto de esperança. Aquela gente carente sofrida espera um olhar mais cuidadoso das três esferas dos poderes públicos constituídos que parecem não conhecer aquele recanto brasileiro localizado nos "cafundós do judas", mas que existe e tem o direito de ser visto e reconhecido em direito e dignidade humana. Enquanto as autoridaes públicas não tem esse olhar político, esperamos que as ações altruistas dos Grael possam vir a dar para a garotada daquela área de vulnerabilidade social um pouco de amor próprio e autoesteima com a prática de esportes náuticos, dentre outras vantagens sumariamente impõrtantes.

    ResponderExcluir
  4. Beto,
    Como dissemos, voltamos muito bem impressionados com o que vimos em Mundaú. Estamos motivados com o desafio de unirmos o Projeto Grael ao esfoço da comunidade em fazer de Mundaú não só um paraízo para seus visitantes, mas, principalmente, para quem vive lá.
    Faremos contato para traçarmos juntos os próximos passos.
    Axel Grael

    ResponderExcluir
  5. Mundaú é mesmo muito lindo, pena que está esquecido.Suas belas praias e suas belezas naturais atrai vários turistas de todos os lugares.MUNDAÚ É BELO E TEM QUE SER PRESERVADA AS SUAS BELEZAS POR QUE O QUE É BONITO É PRA SE VER. FINALMENTE O MUNDAÚ É DE UMA BELEZA RARA, Ñ É RIO DE JANEIRO NEM SAO PAULO, MAS TEM SUA BELEZA PRÓPRIA QUE FAZ DELE UM LUGAR BONITO E DIFERENTE. É TRANQUILO E SEM ASSALTANTES NAS RUAS, AS PESSOAS SÃO HOSPITALEIRAS E PASSIVAS COM O SEU JEITO ALEGRE E EXTROVERTIDO. CONHEÇA MUNDAÚ POIS ESSE LUGAR VALE OURO VENHA E SE APAIXONE PELAS BELEZAS NATURAIS DE MUNDAÚ.BJKS!!!!

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.